Depoimento 2003

Entrevista concedida por Santana Dardot e Gustavo Timponi ao 14º Videobrasil

No contexto sócio-político e cultural contemporâneo, as identidades locais se reconfiguram em tensão com os fluxos globais. Inserida neste processo, a arte eletrônica participa como um campo aberto à experimentação e expressão de novas formas de subjetividade. Como essas questões se manifestam em seu trabalho?

Atualmente, verifica-se nas culturas locais o desafio de reinventar as memórias pessoais e coletivas, sem deixar que elas se esvaziem frente aos fluxos de comunicação global. A seu ver, como este desafio se traduz nas experiências da artemídia?

A apresentação da obra do artista Pedro Moraleida, em Cave Cave, potencializa a idéia de criar novas formas de subjetividade tanto na produção, quanto na recepção. Desvinculado de direcionamentos e ideologias ligadas a quaisquer meios de comunicação, o trabalho é apresentado ao público, sem que naturezas diversas de pensamento possam intermediar sua exposição. Livre dos filtros estéticos e conceituais de uma galeria de arte ou editoria especializada, a forma como a obra de Moraleida é apresentada no website permite a imersão do usuário no universo do artista, através, por exemplo, do tipo de navegação e das trilhas sonoras. A Internet, como expoente da comunicação sem limites geográficos e até culturais torna a produção de um artista regional, fruto de memórias pessoais, mas também coletivas – a temática do questionamento dos dogmas religiosos e da sexualidade humana não se restringe ao local – uma obra de interesse global, que pode ser vista e compreendida a partir de referências individuais. A intenção do website é, sobretudo, mostrar a arte de Pedro Moraleida e não demonstrar que ela se enquadra em padrões determinados, como se poderia supor, caso o objetivo fosse tornar a obra um indicador da arte do Brasil ou de Minas Gerais. Concebido para destacar o trabalho do artista, antes do design e da organização da informação apresentada, o website traz recursos que pretendem a melhor experiência possível do usuário que entrará em contato com a obra de Pedro Moraleida. Cave Cave oferece ao público a possibilidade de entender Pedro Moraleida a seu modo

Associação Cultural Videobrasil