Com o declínio do regime militar, nos anos 1980, a TV atua fortemente no imaginário de uma geração que quer tomar o meio para revelar outras visões. O vídeo se torna uma espécie de “contratelevisão”. Este foco aborda a nova visualidade que vídeo e videoarte trazem a uma geração de autores sedentos por práticas experimentais e por recriar a linguagem da TV.

Pioneiro no uso militante do vídeo, o criador do Oficina debate o caráter subversivo do meio com os diretores de Frau, vídeo que retrata seu embate com o Festival de Gramado.  Com Zé Celso, Tadeu  Jungle, Walter Silveira e Pedro Vieira / Mediação: Gabriel Priolli Netto.

Gabriel Priolli Netto (São Paulo, Brasil, 1953) Jornalista e diretor de televisão. Foi membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. 

José Celso  Martinez Corrêa (Araraquara-SP, Brasil, 1937) Diretor e dramaturgo, fundou o Teatro Oficina e criou montagens históricas como O rei da vela (1967).

Pedro Vieira (São Paulo, Brasil, 1953) Diretor e criador de projetos audiovisuais. Integrou a TVDO. Dirigiu o programa Fábrica do som (Cultura, 1983/1984).

Tadeu Jungle (São Paulo, Brasil, 1956) Artista e diretor de cinema e TV. Dirigiu o longa Amanhã nunca mais (2011).

Walter Silveira (São Paulo, Brasil, 1955) Artista e diretor de vídeo. Cocriador da TVDO, participou da 23ª Bienal de São Paulo  (2003) e foi objeto da retrospectiva Blackberry – palavra e imagem (São Paulo, 2013).