Registro da conversa realizada por ocasião do lançamento do Caderno Sesc_Videobrasil 10: Usos da Memória, na Livraria da Vila, em São Paulo. Participaram do evento a editora deste número da publicação, Elvira Dyangani Ose, e o artista Theo Eshetu, colaborador do Caderno, com medição da coordenadora editorial da Associação Cultural Videobrasil, Teté Martinho. Um breve histórico de todas as edições do Caderno é delineado por Martinho, desde as primeiras edições – mais voltadas a aprofundar as questões temáticas e curatoriais das edições do Festival - até a quarta edição, quando o Caderno passa a ser ele próprio uma plataforma curatorial. Teté destaca ainda uma terceira fase do Caderno, a partir de sua décima edição, com sua abertura para curadorias assinadas por pesquisadores estrangeiros, sendo Dyangani Ose a primeira convidada. Elvira, por sua vez,  introduz o público aos sete ensaios e proposições artísticas que compõem a publicação, destacando a entrevista com o historiador Premesh Lalu, conduzida pela pesquisadora Tracy Murinik, que examina as possibilidades de encarar a narrativa histórica com a engenhosidade — e a subjetividade — de uma obra de arte. Em seguida, Eshetu fala sobre seu ensaio Sangue. Da luz e semelhança, sua colaboração para o periódico. Afirma que a narrativa visual fragmentada apresentada no Caderno 10 foi criada a partir do registro em vídeo de sua ida à Etiópia, uma homenagem ao seu avô que pertenceu a corte do imperador Haile Selassie (1982-1975). Por fim, Elvira afirma que a publicação não é apenas sobre a África ou sobre arte africana, mas composta por reflexões humanas.

Saiba mais sobre o Caderno Sesc_Videobrasil 10: Usos da Memória

Elvira Dyangani Ose (Córdoba, Espanha, 1974) É professora de culturas visuais na Goldsmiths College of Art, University of London, e curadora da oitava edição da Bienal Internacional de Gotemburgo para Arte Contemporânea.

Theo Eshetu (Londres, Reino Unido, 1958) Artista, trabalha com arte e mídia desde 1982. Suas obras foram mostradas em festivais de vídeo e cinema, além da Bienal de Veneza.

Teté Martinho (Rio de Janeiro, Brasil, 1963) Jornalista cultural desde o fim dos anos 1980. Passou por veículos como Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde e Bravo!. Editora independente, é coordenadora editorial da Associação Cultural Videobrasil.