NELSON MAKENGO (República Democrática do Congo, 1990) é cineasta e fotógrafo. Formou-se em comunicação visual pela Académie de Beaux-Arts de Kinshasa (2015) e em filme documentário pela École Supérieure Nationale des Arts de Métier de L’Image et du Son, Paris (2016). Seu trabalho se debruça sobre a história e a sociedade do Congo, do passado colonial até a atualidade. Seus filmes foram exibidos em diversos festivais como Clermont-Ferrand (2018), São Paulo (2018), Saint Louis (2017) e no Afrika Film Festival (2018), entre outros. Participou das bienais de Lyon (2017) e Lubumbashi (2018).

Seu filme E'VILLE (2018) visita as ruínas de um complexo esportivo desativado, em que a câmera encontra restos que remetem ao passado recente da luta pela independência do Congo. Do cenário de desolação surge uma narração espectral que lê uma carta escrita por Patrice Lumumba à sua esposa Pauline. Principal figura da resistência contra as excepcionalmente cruéis forças coloniais belgas que dominavam o país, o político, após ser escolhido primeiro-ministro em eleições livres, foi deposto, perseguido e assassinado por opositores apoiados pelos Estados Unidos e pela Bélgica.

Na 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, o artista recebeu o prêmio de residência da Sharjah Art Foundation (Emirados Árabes Unidos)

Saiba mais: http://bienalsescvideobrasil.org.br/