O trabalho recente de OMAR MISMAR (Líbano, 1986) explora o significado e a capacidade de gestos em espaços de conflito político. Entre a estetização das realidades vividas e a instrumentalização das sensibilidades estéticas, que espaço ocupar? Ao apostar em uma abordagem poética, a obra de Mismar lida com o conflito e suas possibilidades de representação. Mestre em belas artes e estudos visuais e críticos pela California College of the Arts, é professor assistente na Universidade Americana de Beirute. Já teve seus trabalhos expostos em São Francisco, Los Angeles, Nova York e Beirute. Recebeu os prêmios Student Fulbright, Barclay Simpson, Bolsa de Ensino AICAD, Violet Jabara Trust Grant e foi contemplado com as residências Whitney Independent Study Program, Escola de Pintura e Escultura Skowhegan, SOMA e Montalvo.

No vídeo SCHMITT, YOU AND ME (2016-2017), ao fazer amizade com o dono e o gerente de uma loja de armas na cidade de Skowhegan, no Maine (Estados Unidos), e ser levado para um campo de tiro, o artista pede que os dois leiam em voz alta trechos de "O Conceito do Político" de Carl Schmitt, controverso pensador do direito, conhecido por sua proximidade com o regime nazista. À medida que os protagonistas leem e releem o texto histórico do alemão sobre violência, poder e o papel do amigo/inimigo, o espectador se apercebe das armadilhas conceituais e políticas que as ideias de Schmitt podem criar, com ampla reverberação no presente.

Na 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, a artista recebeu o prêmio de residência da MMCA Residency Changdong (Coreia do Sul).

Saiba mais: http://bienalsescvideobrasil.org.br/