Mesa dos Seminários da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades Imaginadas, realizados no Sesc 24 de Maio (São Paulo) em outubro e novembro de 2019.

Debatedores:

MARIA RITA KEHL — Psicanalista, jornalista e escritora. Colaboradora de veículos de oposição durante a ditadura, pesquisou violações dos direitos de camponeses e populações indígenas no período na Comissão Nacional da Verdade (2012-14). Autora de livros como Bovarismo brasileiro (Boitempo, 2018), atende em clínicas abertas em São Paulo.

ROSANA PAULINO — Artista visual, pesquisadora e educadora. Investiga questões sociais, étnicas e de gênero, com foco principal na posição da mulher negra na sociedade brasileira. Sua obra é objeto da retrospectiva A costura da memória (Pinacoteca de São Paulo, 2018). Criou uma das obras comissionadas pela 21a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

Mediadora:

LUISA DUARTE — Crítica de arte, curadora e professora. Integrou o conselho consultivo do MAM São Paulo (2009-2012). Organizou, com Adriano Pedrosa, ABC – Arte brasileira contemporânea (Cosac Naify, 2014). Suas curadorias incluem Quarta-feira de cinzas (Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2015) e Tunga – O rigor da distração (MAR, 2018), ambas no Rio de Janeiro.