Referências bibliográficas Eduardo de Jesus, 07/2006

BOUCHRA KHALILI
Breve introdução ao trabalho da artista marroquina no portal-piloto da UNESCO, DigiArts, voltado para música, arte, design e multimídia.

CINÉMATHÈQUE DE TANGER
Site da Cinemateca de Tânger, que ocupa desde dezembro de 2006 o prédio recuperado do Cinéma Rif, na capital marroquina, e tem Bouchra Khalili como programadora-assistente. O projeto da Cinemateca prevê oficinas e instalações para artistas e realizadores da África do Norte. 

AMONG THE MODERNS
Dedicado à pesquisa e à exibição de arte contemporânea inspirada por tecnologia, o Stills escocês sediou nos últimos meses de 2006 a mostra Cinémathèque de Tanger / Among the Moderns, dedicada à produção de filme e vídeo do mundo árabe. Os curadores Bouchra Khalili e Yto Barrada reuniram obras de Nassim Amaouche, Ali Cherri, Myrna Maakaron, Katia Kameli, Dalila Ennadre e Mounir Fatmi, entre outros. 

VIDEOKARAVAAN
Com curadoria dos artistas marroquinos Abdelaziz Taleb e Abdellatif Benfaidoul, o projeto viajou difundindo a produção eletrônica dos países árabes no Ocidente. As imagens mostram o workshop final, em Agadir, coordenado por Toni Serra (Espanha), Bouchra Khalili e outros. 

LAURA WADDINGTON
A íntegra do ensaio “The Pain of Seeing: The Videos of Laura Waddington”, de Bouchra Khalili, que trata da obra da artista inglesa e foi publicado no catálogo do 51º Festival de Oberhausen.