Referências bibliográficas Eduardo de Jesus, 06/2004

As viagens e deslocamentos pelo mundo marcam a obra de Marcia Vaitsman. Em cada uma das cidades nas quais estuda ou trabalha Vaitsman se conecta a artistas, curadores e teóricos. Para ampliar a abordagem da obra de Marcia incluímos aqui alguns links importantes, que situam a obra e as conexões que a artista tem feito.

IAMAS: É a sigla de duas instituições - o Institute of Advanced Media Arts and Sciences e a International Academy of Media Arts and Sciences - que funcionam juntas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e o ensino das novas tecnologias de informação. Situadas em Ogaki, essas instituições têm um papel fundamental no desenvolvimento da media art no Japão e no mundo e desenvolvem um importante programa de residência artística, do qual Marcia Vaitsman atualmente faz parte. É possível ver, no site do IAMAS, a exposição n_ext: New Generation of Media Artists, que reúne a nova geração de artistas japoneses. Destaque na exposição para a dupla de artistas Exonemo.

http://www.iamas.ac.jp

http://www.iamas.ac.jp/TP/E/archive04.html

KHM: A Academy of Media Arts de Colônia, na Alemanha, é um dos mais importantes centros de ensino e pesquisa de media art do mundo. Marcia Vaitsman faz parte do corpo de pesquisadores da KHM.

DIATXT: A revista do Kyoto Art Center é editada por Hiroshi Yoshioka, professor do IAMAS, e que neste FF Dossier escreve sobre a obra de Vaitsman. A Diatxt aborda assuntos relativos à prática artística contemporânea. A última edição disponível da Diatxt tem a lentidão como tema.

http://www.diatxt.com

WEBSITE DE MARCIA VAITSMAN - Site da artista Marcia Vaitsman com mais informações sobre a sua obra.