A filósofa Alice Lino, professora de filosofia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, e pesquisadora de estéticas ameríndias e afro-brasileiras, comenta a obra "Das avós" (2019), de Rosana Paulino. O vídeo faz parte da série Acervo Comentado, que convida artistas, curadores e intelectuais para comentar obras do Acervo Histórico Videobrasil.

Comissionada pela 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (São Paulo, 2019), "Das avós" retoma o vínculo entre o trabalho e a condição de mulher negra, crucial na produção de Rosana Paulino. Quem seriam suas ancestrais em um país marcado pela escravidão? Nas projeções em looping, uma jovem moça (a artista Charlene Bicalho) trava contato com imagens de mulheres negras do Brasil escravista, numa relação de cuidado com as representantes da ancestralidade. Paulino alinha essas personagens à sua própria história de vida, reconstruindo os laços perdidos por meio de um resgate simbólico das inúmeras memórias usurpadas.

Rosana Paulino (São Paulo, 1967) é conhecida pela pesquisa ligada a questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por essa população, decorrentes do racismo e das marcas deixadas pela escravidão. Artista visual, pesquisadora e educadora, é doutora em artes visuais pela USP, com especialização em gravura pelo London Print Studio. Foi bolsista da Fundação Ford e da Capes, e em 2014, foi agraciada com a bolsa para residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália. Participou das individuais Atlântico Vermelho, na Galeria Superfície (2016), Mulheres Negras – Obscure beauté du Brésil, no Espace Fort Grifoon, Besançon (2014), Tecido Social, na Galeria Virgílio (2010); e das coletivas South­South: Let Me Begin Again, Cidade do Cabo, África do Sul (2017), La Corteza del Alma, Madri (2016) e Territórios: Artistas Afrodescendentes no acervo da Pinacoteca, São Paulo (2015), entre outras