FUSO BAHIA: Mostra de Videoarte Portugal – Bahia

A+ a-
posted on 03/19/2014
Festival internacional de videoarte de Lisboa traz pela primeira vez a Salvador seleção de jovens artistas portugueses vencedores da sua última edição e mostra especial, apresentados ao lado de produções baianas

Desde 2009, o festival Fuso – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa vem ocupando durante o verão os jardins, terraços e esplanadas de Lisboa e de outras cidades, como Nova York, com espreguiçadeiras que acolhem o público para assistir a uma programação especialmente dedicada a proporcionar experiências artísticas marcantes da videoarte. Além de uma mostra competitiva voltada para artistas portugueses, o Fuso apresenta ainda mostras de vídeos selecionados por convidados de reconhecimento internacional, como o curador português João Laia e a curadora brasileira Solange Farkas, ex-diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia. Em Salvador, o Fuso Bahia | Mostra de Videoarte Portugal - Bahia acontece pela primeira vez no último dia do verão de 2014, 20 de março (quinta), a partir das 19h, depois do pôr-do-sol visto no mar da Baia de Todos os Santos, numa despedida especial da mais quente estação do ano no terraço do Trapiche Pequeno, localizado no Comércio, ao lado do Trapiche Barnabé.

A Mostra Fuso Bahia começa com a exibição do Programa Seção Competitiva Portugal, no qual serão exibidos oito vídeos de jovens artistas portugueses vencedores do Fuso 2013, com apresentação de António Câmara Manuel e Elsa Bruxelas. Em seguida serão apresentadas dois programas especiais: o Programa Rui Calçada Bastos, com três trabalhos do artista português residente em Berlim selecionados por Rachel Korman, numa oportunidade única para o público soteropolitano conferir obras deste jovem artista, premiado e exibido em diversas partes do mundo; e o Programa Bahia, com seis obras de cinco artistas visuais baianos (Ieda Oliveira, Wallace Nogueira, Caetano Dias,  Danillo Barata e Marcondes Dourado), selecionados pelo próprio Marcondes Dourado, a convite da direção do Fuso. Atualmente, Marcondes é diretor de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Ao lado de Caetano Dias e Danillo Barata, Marcondes já teve obras selecionadas  pelo Panoramas do Sul, que fazem parte do Acervo do Videobrasil.

A iniciativa do Festival e deste intercâmbio com a Bahia é do produtor António Câmara Manuel, diretor geral do Fuso, que desde 2011 estreitou relações com o Brasil a partir da parceria com Solange Farkas, fundadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil. Encantado com a Bahia e com a possibilidade de intercâmbio entre os artistas e instituições de Portugal, Antônio realizou a primeira mostra do FUSO em janeiro deste ano, na Igreja de São Lourenço, na Ilha de Itaparica. Agora, com reforço do programa de vídeos baianos e parceria da Ondina Filmes, António Câmara vai replicar a experiência de exibições de videoarte ao ar livre em Salvador, com apoio da Diretoria de Audiovisual - DIMAS/FUNCEB, da Aldente Produções e do Trapiche Pequeno - uma comunidade de empresas dedicadas à economia criativa.


Mais sobre o Fuso – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa

A primeira edição do Fuso de FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa aconteceu em 2009. A cada edição, são programados quatro dias de viagem pela videoarte sugerindo, anualmente, um percurso temático abrangente, fora do contexto habitual de galerias e museus apresentado ao ar livre, com entrada gratuita.

Além de mostras de vídeo organizadas por curadores internacionais, todas as edições selecionam, via open call, trabalhos de artistas portugueses (ou residentes em Portugal), que ao final do evento serão avaliados e premiados por um júri e pelo público.

Instituições internacionais prestigiadas, na área da videoarte aliaram-se desde o primeiro momento ao FUSO, imprimindo a esta iniciativa uma verdadeira plataforma de encontro. Entre elas a Coleção Centre Pompidou, Musée National d'Art Moderne/Centre de Création Industrielle, Paris; VideoZone, International Video Art Biennal, Israel; Center for Contemporary Art, Telavive; Le Fresnoy, Tourcoing Studio National des Arts Contemporains; World Wide Video Festival, Amsterdan; e Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

Mais informações em http://www.fusovideoarte.com/index.html


Serviço:

O que: Fuso Bahia | Mostra de Videoarte Portugal – Bahia
Quando e onde:
20 de março (quinta), 19h, no Trapiche Pequeno (Rua do Pilar, 40 – Comércio)
Realização: Dupla Cena (Lisboa, Portugal) e Ondina Filmes (Salvador, Brasil)
Apoio: DGArtes – Internacionalização, Trapiche Pequeno, Aldente Produções e da Diretoria de Audiovisual - DIMAS/FUNCEB. 

Entrada Gratuita


PROGRAMAÇÃO:

20 de março (quinta) | 19hs

PROGRAMA SEÇÃO COMPETITIVA PORTUGAL | Apresentação de António Câmara Manuel e Elsa Bruxelas



  1. Folk lore | Tiago Pereira (5’)

  2. Landscape of Failure | Miguel Bonneville (5’)
  3. Karunã | Joana Linda (4’)

  4. Anime it | Dinis Carvalho, Fábio Caldeira, Diogo Monteiro (2’)

  5. Duas pernas e um sopro | Elsa Bruxelas (5’) 
  6. Je suis allée | Maria Ornaf (1’28’’)

  7. Percursos | Nuno Lacerda (6’)

  8. Factory | Bruno Ramos (10‘ 17’’)




PROGRAMA RUI CALÇADA BASTOS | Curadoria de Rachel Korman


  1. If You’re Going Through Hell Keep Going (3´5´´)

  2. The Mirror Suitcase Man (4`20``)
  3. Same Old Tune (1´49´´)


PROGRAMA BAHIA | Curadoria de Marcondes Dourado



  1. Natureza plástica | Ieda Oliveira (3')

  2. Yaô | Danilo Barata (3')

  3. Águas | Caetano Dias (3')
  4. O mundo de Janiele | Caetano Dias (3')

  5. Agosto | Wallace Nogueira (5')

  6. Dançando mas tô andando | Marcondes Dourado (15')