Ficções e verdades nas narrativas do Líbano Pós-Guerra

A+ a-
posted on 09/19/2016
Atividade da exposição Akram Zaatari - Amanhã vai ficar tudo bem é ministrada pelo prof. do Depto. de Letras Orientais da USP, Michel Sleiman, com foco na atual produção literária, ensaística e artística libanesa

Até o dia 3 de dezembro, o Ministério da Cultura e a Associação Cultural Videobrasil apresentam no Galpão VB a primeira exposição individual do artista libanês Akram Zaatari no Brasil. Amanhã vai ficar tudo bem (Tomorrow Everything Will Be Alright) marca uma colaboração de exatos vinte anos entre o artista e a Associação. Uma série de atividades e programas públicos vai acontecer durante o período da mostra, com a participação de artistas, curadores e pesquisadores, afim de explorar diálogos e pontos de conexão entre a produção de Zaatari e a de artistas brasileiros.

A partir de outubro, sempre às quintas-feiras, o professor do Departamento de Letras Orientais da USP Michel Sleiman vai ministrar o curso “Ficções e verdades nas narrativas do Líbano Pós-Guerra”, tendo como foco a atual produção literária, ensaística e artística libanesa. Poetas, romancistas, fotógrafos, artistas e curadores constroem um discurso de recuperação da memória e da história recentes do país, assolado por uma sangrenta guerra civil (1975–1990) que nunca esteve desvinculada das questões mais amplas do Oriente Médio. Com quatro encontros, o curso abordará tópicos como “liberdade e direitos humanos”, “religiosidade e laicismo”, “verdade e ficção” e “discursos e fronteira de gêneros”.

Além deste curso, neste mesmo mês, no dia 15 de outubro, a arquiteta, artista e designer Carla Caffé ministra a oficina de desenho de investigação “CEAGESP, da rua aos personagens”, propondo uma atividade de exploração da Vila Leopoldina, com foco especial na área do Centro de Abastecimento – território bastante representativo da discussão acerca do processo de gentrificação do bairro, com base em questões levantadas pela obra de Akram Zaatari. No dia 5 de novembro, às 15h, o cineasta Carlos Nader, o pesquisador Eduardo de Jesus e Solange Farkas, diretora do Videobrasil e curadora da exposição de Zaatari, participam de encontro que marca o lançamento da publicação Amanhã vai ficar tudo bem, que reúne ensaios críticos em torno da obra de Akram Zaatari, constituindo-se como o primeiro livro de referência sobre o artista editado no Brasil. E, por fim, nos dias 19 e 26 de novembro, a “Oficina Vulnerabilidade e Alteridade” tem condução do artista Gui Mohallem que, assim como Akram Zaatari, possui obras que partem de experiências pessoais para ganhar contornos de alteridade. Na oficina, os participantes serão convidados a acessar suas próprias questões mais íntimas e instigados a compartilhá-las por meio de exercícios práticos.


SOBRE AS AULAS

Aula 1 - 06/Out
O Líbano Antigo e Contemporâneo: as civilizações constitutivas dos fenícios, caldeus, persas, romanos, bizantinos, árabes, otomanos e franceses.

Aula 2 - 13/Out
A conexão Líbano-EUA- Brasil dos poetas do Renascimento Literário “Nahda” e a Beirute dos Poetas Tamuzeus nas décadas de 1960 e 1970.

Aula 3 - 20/Out
Movimentos de guerra: a instalação da OLP em 1970; a entrada do exército sírio em 1976; a invasão israelense de 1982; a guerra civil de 1975-1990; literatura de êxodo e permanência.

Aula 4 – 27/Out
Arte e discurso do pós-guerra: memória e recuperação; testemunho, verdade e ficção; experimentos de gêneros discursivos: o romance; a fotografia; o vídeo; a instalação; a performance; a curadoria.

SOBRE MICHEL SLEIMAN
Nasceu em 1963 em Santa Rosa-RS, e se formou em Letras em Santa Maria (UFSM) e Porto Alegre (UFRGS). Fez estudos de árabe em Beirute, Damasco e no Cairo. Completou os estudos de pós-graduação na USP, onde leciona atualmente Língua e Literatura Árabe no Departamento de Letras Orientais e nos programas de pós-graduação em Estudos Árabes e em Estudos da Tradução. Tem pesquisas sobre a poesia andalusina escrita nos dialetos árabes e românicos locais de Alandalus, sobre a qual publicou A Poesia Árabe-Andaluza: Ibn Quzman de Córdova (Perspectiva, 2000) e A Arte do Zajal: ensaio de poética árabe (Ateliê, 2008). Tem traduções ao português de suras do Alcorão e de poemas do palestino Mahmoud Darwich, do sírio Adonis e do libanês Unsi El-Hajj, e traduções ao árabe de poemas de Waly Salomão e Haroldo de Campos. Criou e dirige a Revista Tiraz de estudos árabes e das culturas do Oriente Médio (Departamento de Letras Orientais da USP). Coordena o Grupo de Tradução da Poesia Árabe Contemporânea, na USP. Foi presidente do Instituto da Cultura Árabe, em São Paulo, entre 2009 e 2012 e curador do espetáculo anual Diwan de Literatura e Arte entre 2005 e 2008. Publicou poemas de sua autoria nas revistas Coyote, Zunái, Poesia Sempre e Granta e o livro Ínula Niúla (Ateliê, 2009).

MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO
História, registros, práticas fotográficas, desejo, trabalho e relações humanas estão entre as principais temáticas de Zaatari, que desenvolve uma produção constituída por filmes, fotos, textos e outros formatos. Seus trabalhos tratam de grandes acontecimentos da história em que o autor está inserido, e como tal podem ser lidos como um relato histórico subjetivo do Líbano contemporâneo. As obras em si exploram questões relacionadas ao amor – ou à sua perda –, à auto-representação, ao cobrimento e ao descobrimento do corpo, à natureza efêmera do desejo e à manifestação de tudo isso em tempo real, em forma de sedução, orgulho e machismo, no contexto da tecnologia de comunicação em mutação, a internet. Seu trabalho nos estimula a observar os mecanismos das relações humanas, a intimidade entre homens e o amor entre pessoas do mesmo sexo num contexto árabe. A obra de Zaatari permite que o social descreva o urbano, que a memória ocupe o desejo e que o desejo escreva a história.


SERVIÇO
Curso Ficções e verdades nas narrativas do Líbano Pós-Guerra| com Michel Sleiman

Datas: quintas-feiras do mês de outubro (dias 6, 13, 20 e 27)
Horário: das 20h às 22h30
Público alvo: pesquisadores, curadores, educadores, artistas, estudantes e demais interessados
Número de vagas: 15
Carga horária: 4 encontros, somando 10 horas.
Valor de investimento e formas de pagamento: R$ 150,00 à vista (depósito/transferência bancária)*

Inscrições e informações: cursos@videobrasil.org.br ou pelo telefone (11) 3645-0516

*A desistência após o início da oficina ou o não comparecimento do inscrito aos encontros desta oficina não o exime de pagamento, tendo em vista o serviço colocado à sua disposição