Videobrasil terá programação itinerante pela cidade

A+ a-
posted on 02/18/2019
Novo projeto levará o Acervo Histórico a diferentes instituições

Frame do vídeo In Corpus I (1999), de Christine Liu Frame do vídeo In Corpus I (1999), de Christine Liu

Em paralelo aos preparativos para a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que acontece de outubro de 2019 a janeiro de 2020, a Associação Cultural Videobrasil mostrará recortes de seu acervo histórico em programas desenvolvidos em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Instituto Tomie Ohtake, o Instituto Moreira Salles, a Casa do Povo, entre outras instituições.

Intitulado Videobrasil Pop-Up, o projeto busca difundir a riqueza e diversidade do acervo, formado por mais de 1.500 obras em vídeo sobre o contexto contemporâneo do Sul Geopolítico – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio. Busca ainda manter a coleção em atividade num ano em que a instituição repensa estratégias de atuação e financiamento diante de novo contexto político e cultural.

“Precisamos criar formatos que se sustentem a longo prazo sem depender diretamente da flutuação das politicas publicas. Nesse sentido, estamos expandindo intercâmbios e curadorias internacionais e reforçando nosso papel como articuladores, explica a diretora do Videobrasil, Solange O. Farkas.

Antiga sede da instituição, o Galpao VB, na Vila Leopoldina, ficará fechado à visitação pública, com o acervo aberto para consulta de pesquisadores mediante agendamento. Um novo espaço será inaugurado em 2020.