Composta por trabalhos enviados durante convocatória aberta em 2012, a mostra competitiva Panoramas do Sul mantém o fator de risco que o Festival preza historicamente – em vez de uma curadoria baseada em premissas teóricas, a exposição pretende ser uma plataforma de articulação de práticas artísticas, temas, discursos, procedimentos e estratégias.

A curadoria do Panoramas do Sul é formada por Solange Farkas, Eduardo de Jesus, Fernando Oliva e Julia Rebouças, que contaram com o apoio de Diego Matos como curador assistente. Juntos, eles analisaram um universo de mais de dois mil projetos apresentados durante a open call, selecionando finalmente 106 obras de 94 artistas para integrar a mostra competitiva.

Conheça mais sobre os membros da curadoria do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil:



 

Eduardo de Jesus (Belo Horizonte, Brasil, 1967)

Mestre em Comunicação e doutor em Artes. É professor do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Entre suas curadorias de audiovisual, cinema, televisão e arte contemporânea, destacam-se esses espaços, Belo Horizonte (2010), Densidade Local, com Gunalan Nadarajan, Festival Transitio-MX, Cidade do México (2008) e Mostra Fiat Brasil, São Paulo (2006). Tem publicado textos, ensaios e resenhas sobre a produção artística contemporânea.

Fernando Oliva (São Paulo, Brasil, 1971)
Curador e docente. É doutorando em história da arte pela ECA-USP, onde integra o Grupo de Estudos de Arte e Fotografia. Editou o Caderno Sesc_Videobrasil #6 _ Turista/motorista (2010). Foi diretor de curadoria do Centro Cultural São Paulo e curador do Paço das Artes e do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Seus projetos expositivos incluem Lugar Comum, Laboratório Curatorial SP Arte (2013) e O Retorno da Coleção Tamagni – Até as Estrelas por Caminhos Difíceis, MAM (2012), ambas em São Paulo.

Júlia Rebouças (Aracaju, Brasil, 1984)
É curadora, crítica e pesquisadora de arte. Trabalha no Instituto Inhotim desde 2007. É mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi curadora adjunta da 9ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2013). Seus projetos curatoriais independentes incluem A céu aberto, com Suely Rolnik, que concorreu à 30a Bienal de São Paulo (2011), e Zona de Instabilidade – Lais Myrrha, Caixa Cultural Sé, São Paulo (2013).

Solange O. Farkas
Curadora e fundadora da Associação Cultural Videobrasil, responsável pelo Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e por mostras como Sophie Calle, cuide de você (2009), Joseph Beuys – A revolução somos nós (2010-11), Olafur Eliasson – Seu corpo da obra (2011) e Isaac Julien: Geopoéticas (2012), todas em São Paulo. Como curadora convidada, participou da 10ª Bienal de Charjah (Emirados Árabes Unidos) e da 16ª Bienal de Cerveira (Portugal), ambas em 2011. Em 25 anos de carreira como curadora, criou exposições como Alfabeto infinito – Angela Detanico e Rafael Lain (Porto Alegre, 2013), La Mirada Discreta: Marcel Odenbach & Robert Cahen (Buenos Aires, 2006) e Suspensão e Fluidez (ARCO, Madri, 2007). Foi diretora e curadora-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia de 2007 a 2010.