O júri de premiação da mostra competitiva Panoramas do Sul do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil é composto por: Cristiana Tejo, Rifky Effendy, Koyo Kouoh, Pablo Lafuente, e Yolanda Wood Pujols. Além do grande prêmio, que oferece uma quantia em dinheiro, há outros nove que se constituem em bolsas de residência artística de dois meses em instituições parceiras ao redor do mundo (Brasil, China, EUA, Líbano, México, Polônia e Senegal), entregues em cerimônia no Teatro do Sesc Pompeia, por dirigentes ou representantes destas instituições, que participam ainda de encontros e atividades dos Programas Públicos.

   

Conheça mais sobre o júri de premiação:

 

Cristiana Tejo (Recife, Brasil, 1976)
É curadora independente, doutoranda em sociologia (UFPE) e cofundadora do Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte, no Recife. Foi cocuradora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP (2011), com Cauê Alves; do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006); e da Sala Especial de Paulo Bruscky na 10a Bienal de Havana (Cuba, 2009). Dirigiu o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (2007- 2008) e foi curadora de artes plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (2002-2006), ambos em Recife. Publicou Paulo Bruscky – Arte em todos os sentidos (2009) e Panorama do Pensamento emergente (2011). Vive no Recife.

Koyo Kouoh (Douala, Camarões, 1967)
É curadora e produtora cultural independente. É diretora artística e fundadora da Raw Material Company, centro de arte, conhecimento e sociedade que mantém um programa de exposições e atividades reflexivas. Suas especialidades são fotografia, vídeo e arte no espaço público. Curou exposições internacionais de arte africana contemporânea, também tema de seus artigos. Seus projetos recentes incluem as exposições Word!Word?Word! Issa Samb and the undecipherable form, The Office for Contemporary Art Norway, Oslo (2013) e Chronicle of a Revolt: photographs of a season of protest, Raw Material Company, Dacar (2012). Vive em Dacar, Senegal.

Pablo Lafuente (Portugalete, Espanha, 1975)
É editor, escritor e curador. Integrante da equipe curatorial da 31ª Bienal de São Paulo (2014), foi curador associado da galeria Office for Contemporary Art Norway, Oslo (2008-2013), e cocurador da representação oficial da Noruega nas bienais de Veneza de 2011 e 2013. Pesquisador da história das práticas expositivas contemporâneas, coordena o curso de pós-graduação MRes Art: Exhibition Histories, na Central Saint Martins, University of the Arts, Londres. Publicou os livros Whatever Happened to Sex in Scandinavia? (com Marta Kuzma, 2011) e Gerard Byrne: Images and Shadows (2011). Vive entre Londres, Reino Unido, e São Paulo, Brasil.

Rifky Effendy (Jacarta, Indonésia, 1968)
É curador e ativista cultural. Seus projetos recentes incluem o Pavilhão da Indonésia na 55a Bienal de Veneza (2013) e exposições como FLOW: Contemporary Art from Indonesia, Michael Janssen Gallery, Berlim (2012); e Fixer, North Art Space, Jacarta (2010). Ligado ao Asia Cultural Council (ACC) desde 2004, foi cocriador de espaços e eventos de arte como Platform3 (Bandung), Inkubatorasia (Jacarta), Bienal de Bandung (2001) e Jakarta Contemporary Ceramics Biennale (2009). Editou e colaborou com publicações como Tempo, Visual Arts e Art Asia Pacific. Vive em Bandung, Indonésia.

Yolanda Wood (Santiago, Cuba, 1950)
É curadora e professora de história da arte da Escola de Artes e Letras da Universidade de Havana. Dirige o Centro de Estudos do Caribe, criado em 1979 pela Casa de las Américas, na capital cubana, para promover a diversidade cultural da região e investigar suas diásporas. Vive em Havana, Cuba.