A Retrospectiva Olhar Eletrônico teve como objetivo propiciar ao público do 3º Festival uma visão global da história e do trabalho da Olhar Eletrônico Vídeo.

Especialmente para o Festival, foi realizado um vídeo de 1 hora e 30 minutos que reúne os principais momentos da produtora. Os próprios diretores, apresentadores, editores, câmeras, produtores e repórteres dos vídeos mostrados contam a história da Olhar Eletrônico, com o arquivo de seus quatro anos de trabalho.

Artistas

Obras

Ensaio Olhar Eletrônico, 1985

Olhar eletrônico

Toda vez que se fala em vídeo no Brasil, se fala do Olhar Eletrônico. Praticamente todos os órgãos da imprensa escrita já fizeram matérias sobre o crescimento da "produção independente" nos últimos anos, e em todas essas matérias tem constado o nome do Olhar. Nas faculdades de comunicação analisa-se o fenômeno vídeo. Em cada uma dessas iniciativas, uma visão diferente sobre o chamado "vídeo independente". 

O convite feito pelo Vídeo-Brasil para uma mostra sobre o Olhar Eletrônico foi uma oportunidade de passarmos a limpo nossa atividade e colocarmos ao público o tamanho real da nossa iniciativa. Nós somos o que fazemos: nem mais, nem menos. 

Todo mundo vê TV

Quando você sai da cidade, observa um mar de antenas que se espalha e pelos tetos das casas. Debaixo de cada antena, uma família. Todos vêem TV.

Muitas das pessoas que compõem essas famílias querem um mundo melhor. A Olhar Eletrônico faz televisão para essas pessoas. 

Pequena História

Nós estamos trabalhando há 4 anos. Nesse anos estivemos envolvidos basicamente com o estudo, a produção e a veiculação de vídeos. Toda essa atividade teve sempre como meta a renovação da televisão. 

(...)

O Futuro do Olhar e da televisão

Os satélites permitirão que de dia e de noite possamos estar em contato permanente com o resto do mundo. As redes de televisão serão cada vez mais internacionais, e vez ou outra interplanetárias. Em cada vizinhança, cada bairro ou cidade do interior haverá pequenas emissoras. E dentro de cada aparelho, que programas?

As formas que o cinema, a televisão e o vídeo assumem hoje deverão sofrer muitas modificações. É difícil imaginar que usaremos a mesma tecnologia audiovisual a partir do ano 2000. O germe das novas formas está aí: TV de alta definição, supertelões, holografia. No entanto, os programas e os conteúdos parecem inalterados. O nosso Olhar está voltado para os conteúdos que as novas formas de televisão assumirão no futuro. 

Catálogo do III Festival Fotoptica Videobrasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1985