Curadoria convidada |

A presença dos produtores norte-americanos Daniel Minahan e Aysha Quinn no 6º Festival Fotoptica Videobrasil reforçou a troca de experiências e o intercâmbio de ideias que caracterizam o evento desde a sua primeira edição.

A convite de Geraldo Anhaia Mello, o artista e produtor independente Daniel Minahan trouxe em sua bagagem duas importantes produções que já percorreram toda a Europa e Estados Unidos, Hart Island Chronology e Aesthetics and/or Transportation, experiências em que realidade e ficção se misturam. Após a exibição dos vídeos no Festival, o artista conversou com o público.

Minahan formou-se pela School Video Arts, de Nova York, e integra a geração de jovens videoartistas herdeiros do pioneirismo dos anos 1960. É diretor de programação de vídeo e artes do centro de mídia The Kichen, fundado em 1971 pelo casal Woody e Steina Vasoulka, no Soho, em Nova York, bairro da efervescência vanguardista da época. 

Embora seja sua primeira visita ao Brasil, Minahan já tem conhecimento da produção videográfica nacional. Em janeiro de 1989, pretende organizar uma mostra de vídeos brasileiros no The Kitchen, que irá circular pelas principais cidades norte-americanas.

Artistas

Obras