Curadoria convidada |

A curadora Rosa Méndez Zurutuza compilou vinte obras significativas da produção espanhola em vídeo, dos experimentos de artistas como Antonio Cano, Pedro Garhel, José Ramon da Cruz e Javier Vadillo nos anos 1980 à videoarte de Eusébio Morin, Grupo Cres, Alberto Matran e Bamon Verdet.

Artistas

Obras

Texto de curadoria Rosa Méndez, 1990

Na década de oitenta, a necessidade de se comunicar, experimentar formas e linguagens diferentes, de buscar outras vias no mundo da arte, levou nossos artistas a utilizarem um tipo de suporte eletrônico que aqui apenas havia sido descoberto.

Os primeiros festivais nacionais de vídeo em 1984, demostraram a existência clara de videografia como meio de criação artística. A uma primeira geração de autores, cujos representantes nesta mostra seriam Antonio Cano, Pedro Garhel e também José Ramon da Cruz e Javier Vadillo, que continuam experimentando com este meio que se renova constantemente, segue-se outra igualmente convencida das possibilidades que lhes oferece o meio. E isso não somente em videoarte, como é o caso de Eusébio Morin, Grupo CRES, Alberto Matran, e Bamon Verdet, mas também no videoclip com o grupo Maru Basamon

8th Fotoptica Internacional Video Festival. 09 a 15 de Novembro de 1990. p. 34.