Curadoria convidada |

A curadora e artista Fujiko Nakaya, diretora e fundadora da Video Gallery SCAN, do Japão, construiu o programa a partir dos vídeos premiados no 14º Festival Video Scan 90. A instituição, principal produtora, difusora e incentivadora da videoarte no Japão, é responsável pela formação de toda uma geração de artistas japoneses, quase todos lançados a partir da participação no concurso promovido pela galeria, que também incentiva o intercâmbio e promove o trânsito de artistas japoneses para outros lugares do mundo, assim como o de estrangeiros para dentro do país.

Artistas

Obras

Texto de curadoria Fujiko Nakaya, 1990

Galeria Scan

Desde a sua fundação, em 1980, a galeria de vídeo SCAN tornou-se conhecida por seus esforços pioneiros no novo campo da videoarte, descobrindo e fomentando uma nova geração de artistas de vídeo no Japão, distribuindo obras de videoarte para uma grande audiência e cultivando o gosto e a compreensão desta nova forma de arte. A SCAN tem proposto e produzido mostras nacionais e internacionais, bem como catálogos de videoarte, que têm dado uma contribuição definitiva para o desenvolvimento deste campo no Japão.

A maioria dos artistas existentes hoje no campo da videoarte japonesa começou o seu trabalho profissional a partir do Concurso SCAN.

A partir de 1987, a SCAN tem realizado, a cada dois anos, um festival internacional de vídeo e televisão em Tóquio. Obras que demonstrem criatividade e um potencial expressivo são selecionadas com base em uma pesquisa ampla, feita no Japão e no exterior. O festival foi viabilizado graças ao apoio de várias empresas patrocinadoras, sobretudo da área eletrônica.

A SCAN vem realizando uma série de atividades em cooperação com outras organizações. No ano passado o Midia Art Museum, um programa ao vivo de mídia/vídeo Art via satélite, foi produzido pela NHK, com a cooperação da consultoria técnica de crítica, de mídia e arte da SCAN. No início do próximo ano a SCAN produzirá um programa de videoarte para o novo canal comercial JSB (Japan Satelite Broadcast). A SCAN presta, continuamente, serviços de assessoria e consultoria aos diversos museus japoneses na área de apresentação de vídeoarte.

A SCAN vende e aluga obras de videoarte produzidas no Japão e no exterior, sobretudo para museus, universidades, e demais instituições educacionais. Alguns dos artistas de vídeo japoneses, cujas obras são comercializadas pela SCAN, são Masahi Fujihata, Tyeiji Furuhashi (Dum Type Theatre), Mako Idemitsu, Miroya Sakurai, Nakurai Sasaki, Radical TV. A SCAN representa a Electronic Arts Intermix no Japão, e também, faz a distribuiçãoo da ART/NY, a revista de vídeo documentário sobre arte contemporânea, produzida pela Innertube Inc.

8th Fotoptica Internacional Video Festival. 09 a 15 de Novembro de 1990. p. 66.