A videoinstalação, cada vez mais reconhecida pelas instituições artísticas, utiliza-se da tecnologia da imagem eletrônica como base para elaborar uma arte contemporânea. As relações entre espectador e monitor mudam em uma videoinstalação, pois a imagem em duas dimensões sai do seu plano e se expande até o espaço exterior para levar o tempo e o movimento ao cenário. As 11 videoinstalações apresentadas, bastante diversas entre si, mostram as amplas possibilidades do que pode ser feito e são uma rara oportunidade de se conhecer o trabalho de artistas internacionalmente consagrados.

A obra do artista alemão Dieter Kiessling faz parte de uma série de instalações que tem como tema os meios de comunicação eletrônicos e suas características básicas.

Artistas

Obras

Depoimento Dieter Kiessling, 1994

Desde 1982 os meios de comunicação eletrônicos são tema e material de meu trabalho artístico, dos quais utilizo principalmente as características básicas da técnica de televisão e vídeo.

Inicialmente tento compreender estas estruturas ou relações elementares, para depois mostrar como estas características estruturais, muitas vezes não percebidas, marcam a função e o efeito dos meios de comunicação. Por exemplo, com instalações de vídeo em circuito fechado – em que câmeras de vídeo focalizam diretamente telas de televisores – consigo estabelecer as estreitas relações entre os diferentes componentes da videotécnica. Através disso as estruturas básicas do meio em questão se tornam visíveis, possibilitando mostrar o autorrelacionamento de processos de percepção.

Neste gênero se encaixa a instalação em circuito fechado Sem Título, 1994, com a qual tematizo a diferença entre realidade e imagem. Seis gerações de imagens de uma lâmpada vermelha são geradas simultaneamente, uma ao lado da outra, em um televisor. Um nítido tom azulado – uma deficiência do sistema, permanentemente presente em imagens de televisão mas raramente percebida pelo observador – vai modificando a cor das imagens reproduzidas da lâmpada, a qual, ao final da sexta reprodução, resulta azul.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "10º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 20 a 25 de novembro de 1994, São Paulo-SP, 1994.