A videoinstalação Vídeo Zoo, de Cao Hamburger, obra comissionada pela Associação Cultural Videobrasil, integrou a mostra dos artistas convidados do Festival, exposta na área de convivência. Em um amplo espaço, foi construído um cenário composto por figuras de animais que serviam de suporte para a instalação de câmeras e monitores. Em cada animal o público podia interagir de uma maneira específica. Com uma atmosfera onírica e lúdica, elementos esculturais e cenográficos foram criados por Vera Barros e Carlos Barmak, que assinaram a parceria dessa obra com Cao Hamburger.

Artistas

Obras

Texto de curadoria 1996

Brincadeira tem hora

Seu nome já é uma clara referência no universo de produções de vídeos e programas de televisão -  relacionados, sobretudo, com o público infantil. Afinal, há alguma criança que não tenha ainda se deliciado com uma de suas mais famosas criações, o programa Rá-Tim-Bum, celebrado campeão de audiência da TV Cultura? Em meteórica carreira, Cao Hamburguer impôs a qualidade de seu trabalho no ambiente das grandes emissoras reconhecidamente hostil e resistente à ousadia de expressões individuais, instaurando e consagrando uma linguagem própria. Preocupado em introduzir a criança no universo do vídeo e suprir sua curiosidade natural, Cao Hamburguer resolveu marcar sua presenta no Videobrasil enveredando por novas áreas de expressão. E criou sua primeira instalação videográfica: Vídeo Zoo. Num amplo espaço de 200 m 2 , Cao constrói um cenário composto de figuras de animais que servem de suporte para instalações de câmaras e monitores. Em cada animal há uma maneira específica de o público interagir -  trata-se, na verdade, de propostas lúdicas através das quais o participante, sobretudo a criança, entra em contato com alguns recursos da linguagem do vídeo como instrumento de criação e expressão. E ao mesmo tempo explora um universo pouco conhecido de todos: o ponto de vista externo. Nos olhos da girafa há uma câmara, dirigida por controle remoto, que oferece imagens, de outras pessoas ou do próprio participante, tomadas de um ponto de vista mais alto. Já o ratinho, sorrateiro pelos cantos, mostra o desconhecido mundo visto de um ângulo ao nível do chão. O pássaro, que “voa”engatado em trilhos instalados acima do público, circula pelo ambiente transmitindo, através de seus olhos-câmara, as imagens implacáveis das alturas. Tudo isso, inserido numa atmosfera mágica, quase onírica, de elementos cenográficos e esculturais forjados pela criatividade dos artistas plásticos Vera Barros e Carlos Barmak -  que assinam parceria com Cao Hamburguer.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. 11º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 12 a 17 de novembro de 1996, São Paulo-SP, 1996, p. 67.