A videoinstalação Daragóy, de Inês Cardoso, obra comissionada pela Associação Cultural Videobrasil, foi parte da mostra dos artistas convidados do Festival, exposta na área de convivência.

A obra é uma colagem de linguagens composta por diversos elementos sonoros, visuais, cenográficos e videográficos que manifestam conceitos e sentimentos universais, convidando o espectador a uma viagem de sensações.

Artistas

Obras

Texto de curadoria 1996

Uma viagem de sensações

“O subjeto desta instalação são as diferentes formas de manifestação de amor”, escreve Inês Cardoso, tentando definir a videoinstalação que criou para ser apresentada no 11º Festival Internacional Videobrasil. Pesquisadora na “área da multimídia”, como ela define, Inês Cardoso vem buscando essa linguagem de múltiplos meios, que sempre inclui o vídeo, há não mais do que dois anos -  e, apesar disto, tem conseguido difundir seu trabalho em alguns espaços importantes mundo afora, sobretudo em festivais internacionais. Daragóy, sua mais recente criação, é uma caprichosa colagem de linguagens, escolhidas como pequenas conchas coloridas de uma praia deserta. TV, vídeo, som, uma caixa de acrílico, duas cadeiras. Uma simples frase repetida em cinco idiomas. Uma conversa telefônica, íntima, tendo ao fundo batimentos cardíacos. Ela, imersa um numa caixa de acrílico junto com uma câmara HI-8. Um poema de Harold Bloom fala de amor, felicidade e agonia. A sala, vedada, toda branca, a luz intensa. Imagens do monitor fazem lembrar que a vida continua existindo...

A facilidade com que Inês Cardoso une instrumentos de natureza tão distintas é um insistente apelo à curiosidade. Mas há uma preocupação com o sentido das palavras, cuja presença é marcante. Cada frase tem um peso específico e do conjunto emana uma forte poética universal, plena de símbolos, conceitos, sentimentos, amor. Um instigante convite a uma viagem de sensações.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "11º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 12 a 17 de novembro de 1996, São Paulo-SP, 1996, p. 70.