As quatro videoinstalações de Nam June Paik integram a mostra em homenagem ao artista, intitulada À Espera do Século 22: Uma Presença Virtual no Videobrasil 96, exposta na área de convivência.

Em TV Buddha, de 1974, uma escultura de Buda em frente à TV é captada eletronicamente por uma câmera ao vivo, como se Buda contemplasse sua própria imagem na TV. Para o 11º Videobrasil, Nam June Paik adaptou sua obra, colocando, em vez de um Buda, uma estátua de um Preto Velho.

TV Fish, de 1979, é composta por dez aquários frente a dez monitores. Os peixes do aquário podiam ser vistos através dos monitores localizados atrás deles, criando uma colagem de peixes e aviões que flutuavam entre coloridas imagens sintetizadas.

TV Garden, de 1974-1978, é composta por trinta monitores com som. Na obra, televisões ficam espalhadas em meio a plantas.

TV Moon, de 1976-1996, teve uma versão especial para o 11º Videobrasil, colorida e sonorizada, composta por sete monitores e um videoprojetor. Esta obra evoca as fases da lua, com imagens luminosas e circulares nos monitores que se movem simultaneamente.

Artistas

Obras