Curadoria convidada |

Uma seleção de trabalhos produzidos num dos mais importantes centros de arte audiovisual europeus A Academy of Media Arts, fundada em outubro de 1990, foi a primeira instituição alemã devotada ao desenvolvimento e à formação do largo espectro de criação artística representada pelas artes audiovisuais. Hoje, respeitada no mundo inteiro, concentra-se na pesquisa e no ensinamento do que chama de "arte na era da produção tecnológica". Tanto os professores como os estudantes dedicam-se, em conjunto, a buscar uma interação entre a imaginação artística e o conhecimento teórico e histórico, para obter uma expressão individual através de novas mídias. Parte do resultado desse trabalho pode ser apreciado nessa mostra apresentada pelo Videobrasil, sob a curadoria de Nils Röller integrante do corpo docente da academia, reunindo algumas das principais obras produzidas pela instituição.

*O curador compareceu ao Festival e fez uma apresentação sobre sua curadoria antes dela ser exibida.

Artistas

Obras

Texto de curadoria Nils Röller, 1998

Academy of Media Arts

O filme já começou? (Maurice Lemaitre/1951)

O filme está começando quando jovens homens e mulheres da Academy of Media Arts em Colonia, Alemanha, fazem uma correlação de suas manifestações com os recursos audiovisuais. O cinema aqui é uma indústria, no sentido latino da palavra, na medida em que se refere ao esforço individual e não a uma estrutura econômica organizada. É um compromisso para se testar diferentes mídias e tentar descobrir se e como expressões artísticas são formadas pela tecnologia. Computadores conectados pela Internet, aparelhos de vídeo e ilhas de edição que permitem a fusão de imagens de alta e baixa definição. O material encontrado ganha nova atenção: som, palavras e imagens retirados por download de servidores em diferentes partes do mundo são reanimados e colocados em movimento assim como quadros de filmes riscados que são pintados por cima e manipulados em cursos de cinema sem câmeras. A música é a força invisível deste universo de imagens.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "12º Videobrasil": de 22 de setembro de 1998 a 11 de outubro de 1998, p. 48, São Paulo, SP, 1998.