O seminário, organizado pelo Instituto Goethe, foi conduzido pelo jornalista e videomaker Hartmut Horst, natural de Berlim e um dos administradores da produtora Median Operative. Horst discutiu modelos de trabalhos sociais com vídeo, enfocando inclusive aspectos técnicos de produção, equipamento, filmagem, edição e distribuição, colocando em pauta o trabalho de várias produtoras, entre elas a Medien Operative.

O seminário começou com uma pequena retrospectiva do movimento do vídeo na Alemanha, abrangendo o período de 1979 a 1980 e a formação de grupos independentes, além dos simpósios e festivais realizados no país. Na sequência, Horst apresentou e discutiu modelos de trabalhos sociais e culturais em vídeo, incluindo aspectos técnicos de produção, equipamento, filmagem, edição e distribuição.

A Medien Operative é uma organização autoadministrada cujo objetivo é tornar o vídeo acessível ao público engajado em atividades sociopolíticas, por meio de cursos, do empréstimo de equipamento, de exibições, de produções e de orientação. A produtora alemã também integra a Mostra Internacional deste ano, que apresenta trabalhos realizados por Horst.

Palestrantes |