Como parte do projeto multimídia Tulse Luper Suit­cases, cujas tramas alimentam filmes, performances, instalações e sites, o 16º Videobrasil exibe Tulse Luper VJ Performance, uma apresentação ao ar livre comandada ao vivo por Peter Greenaway, convidado especial desta edição.

As imagens, projetadas na grande fachada lateral do SESC Avenida Paulista, são mixadas em tempo real e mostram cenas da fantástica vida de Tulse Luper. Greenaway comanda a ópera por meio de um monitor de plasma sensível ao toque, interface criada especialmente para o projeto. Tulse Luper VJ Performance se configura como mais uma ação de Greenaway no sentido de questionar as limitações do cinema tradicional, confrontar o poder da narrativa e propor novos modelos e situações para o público em sua relação com a imagem e o som, no contexto de um espaço público e de uma experiência coletiva.

Tulse Luper Suitcases é um ambicioso work in progress­ que vem sendo produzido há cerca de cinco anos, ­período em que se manifestou por meio de diversas mídias, evitando estabelecer hierarquias entre o antigo e o atual, o tradicional e o experimental, o comum e o nobre no sistema da arte. Cinema de alta definição, DVD, exposições em galerias e museus, romance, ­livro de contos, roteiro, peça de teatro, site, jogo on-line, avatar no Sec­ond Life. Luper é ação viral, à disposição do homem do século 21, contaminante e contaminada, não interrompe por nada sua marcha, avançando pelo mundo – real e virtual, em matéria e em imaginação.

Quem vivenciar Tulse Luper Suitcases em sua complexa totalidade (VJ performance, instalação, filmes, textos, game etc.) estará diante não de uma mera antologia de mídias e técnicas, mas de uma idéia em constante mutação – e que neste processo incontrolável e irreversível pode incorporar, fagocitar ou mesmo destruir as próprias plataformas onde se apóia. Trata-se, enfim, de um conceito tão abstrato e avesso a categorizações como pode ser um artista que enfrenta a contemporaneidade. Ou simplesmente, como afirmou Peter Greenaway: “Tulse Luper sou eu”.

Artistas

Obras