A mostra da Alemanha foi composta por Time Code, curadoria de Carl-Ludwig Rettinger, e Van Gogh TV, curadoria de Benjamin Heidersberger.

Van Gogh TV foi um projeto criado no Media Art Lab, que buscava a interação do espectador na programação da TV. 

Texto de curadoria Benjamin Heidersberger, 1990

Van Gogh TV

1. A Situação

O propósito da cultura européia não deveria ser o de definir uma sociedade que se identifica em si mesma unicamente em termos econômicos. Deveria ir além e promover o diálogo entre as esferas individuais da sociedade, a fim de inspirar uma abordagem visionária da cultura.

As limitações de uma necessidade econômica exigem uma proporção muito particular da realidade. Os meios de comunicação (a mídia) já não são mais intermediários, mas estão subordinados à esfera econômica.

O sucesso econômico e o valor cultural último, justificação e fonte de significado para qualquer transação feita na sociedade. A realidade vivida se torna insuportavelmente lenta e tediosa diante de um estímulo acelerado da realidade como ela aparece na tela. O problema começa quando as pessoas tentam acompanhar a velocidade da uma imagem em movimento. Perda de modelos e valores, perda de crença e identidade -  o resultado é o consumo desorientado.

2. Nossas Consequências

Nosso próprio ateliê, a Media Art Lab, funciona como estação de planejamento, produção, difusão e transmissão, com o desenvolvimento de uma estrutura econômica que tornou possível atender às necessidades de mobilidade e flexibilidade. Evitamos a tendência atual para especialização com modelos de trabalho individual e em equipe que desenvolvem novas funções.

Desenvolvemos uma pesquisa do modelo de transmissão ao vivo, buscando interação eletrônica e humana. É a TV ao vivo em três níveis diferentes: equipe de produção, palco ao vivo e platéia. Somos uma interface avançada entre a vanguarda e a indústria, constituindo um local de contato e de encontros para esses extremos, como tentativa comum para uma experimentação inspirada. É o teste da tecnologia até os extremos.

3. Comentário

No momento, o Media Art Lab considera que sua tarefa essencial é propor um desafio aos meios de comunicação para definir a nossa posição social e cultural como artistas e para conseguir colocar em prática as idéias artísticas. Nosso ateliê servirá como fonte de inspiração para o monopólio do entretenimento (atualmente ditado pelo lucro e pela máquina administrativa).

O trabalho do Media Art Lab, se estende desde o estabelecimento de modelos de transmissão e difusão para a TV e rádio, até a realização de shows ao vivo com transmissão via satélite. Compreende desde o treinamento de amadores até o trabalho cooperativo com profissionais e peritos das mais diversas áreas de especialização. É o primeiro laboratório da Europa inteiramente organizado e dirigido por artistas, e cujo funcionamento na prática já tem sido comprovado. No Media Art Lab, trabalham os artistas de uma nova geração.

O Projeto Pompino

1. Participação na Televisão

O jogo "Hotel Pompino" desenvolveu-se em decorrência de um projeto de televisão ao vivo da TV Van Gogh, para poder comunicar-se ainda mais diretamente como espectador, que se torna também participante. A participação pode ser através do comparecimento pessoal ao programa, ou pelo telefone, por vídeo-telefone ou por correspondência.

2. Democracia da Televisão Direta

O espectador participa pela TV de cabo ou recebe a transmissão via 3sat, se tiver antena parabólica. Videofones foram instalados em toda a Europa pela Ponton permitindo que os espectadores atuem como comentaristas ou membros do Júri. Os computadores podem ser usados para o envio de texto escrito através do correio eletrônico usando a linha telefônica.

3. O Palco

A ação se desenrolaria em vários palcos diferentes ”1º Na Caixa azul; 2º no palco ao vivo; 3º na mesa; 4º na rede. Na caixa azul, o candidato deve se movimentar num mundo digital. No palco, ao vivo, realiza tarefas pessoais adaptadas a determinados temas e ambientes, sem nenhuma mediação. Na mesa, o usuário deve dominar tarefas detalhadas e ativas na esferas micro e macro. A ligação entre os vários lugares do mundo é conseguida através da rede (telefone, vídeo-fone, correio, correspondentes).

4. Premiação: tempo de difusão

Em qualquer dia da semana, diversos candidatos jogam uns contra os outros. O candidato deve reagir a uma estrutura complexa de participação, seguindo regras específicas do jogo e do júri. Joga-se os pontos. No final, quem tiver mais pontos, ganha. O primeiro prêmio é um tempo de difusão grátis no dia seguinte, que varia de 5 a 15 minutos. O vencedor pode fazer o que quiser durante este tempo, até mesmo utilizando as instalações técnicas do estúdio. O perdedor é engolido pela animação de lata de lixo feita pelo computador e  sua participaçãoo chega ao fim.

5. O jogo com mundos imaginários

O resultado final de todo jogo é um vencedor, um perdedor e o entretenimento. Além disso, o Hotel Pompino vive situações diárias em mundos imaginários e esse é um dos aspectos subjetivos do jogo.

6. Uma  nova eloquência num espaço público

A TV Van Gogh quer oferecer ao espectador a oportunidade de ir além de uma simples escolha entre programas favoritos. Situações de jogo acontecem, nas quais ele pode se expressar de maneira singular, com imagens e sons. Com isso, a TV Van Gogh vê a possibilidades de uma nova arte do povo, que procura se renovar através da mídia pública.

A TV Van Gogh tem como objetivo principal auxiliar o espectador a superar o seu papel de mercadoria sujeita à manipulação da mídia, que cinicamente calcula como tornar a informação palatável de modo a vender anúncios pagos – que são a base da existência da mídia. A função da mídia é agir como um tampão para uma política social que já não responde mais pela sua ação (ou falta de). Ao invés disso, o espectador recebe informação quase no ato, porém na verdade já tarde demais par reagir. O espectador torna-se um álibi, porque sabia de tudo, mas nada fez. A televisão é um meio de controlar e influenciar as pessoas, baseado na trindade hipnose, consumo compulsório e má consciência.

8th Fotoptica Internacional Video Festival. 09 a 15 de Novembro de 1990. p. 17 a p. 18.