Reunindo vozes sensíveis aos impasses da contemporaneidade, vindas de campos, frentes de ação e vivências diversos, os Seminários exploram temas como a invenção de uma nova imaginação politica, as particularidades do tempo que surge depois do advento da vida virtual, os feminismos atuais desde uma perspectiva descolonial e as reverberações da produção simbólica dos povos indígenas e movimentos sociais.

Eixo central dos Programas Públicos da 21ª Bienal, seus encontros têm como ambição gerar oportunidades para produzir formas inauditas de pensar o porvir, em tomo e para além das obras reunidas no espaço expositivo, e com margem para a discussão e o dissenso.

Os Seminários acontecem no Teatro (1º subsolo) e no Auditório (6º andar), em duas etapas, com três tardes consecutivas cada uma, a primeira entre os dias 15 e 17 de outubro e a segunda de 12 a 15 de novembro. Todas as sessões contarão com tradução simultânea em Libras, para garantir acesso amplo às falas e aos debates.

As falas preparadas pelos convidados dos Seminários foram editadas na publicação Leituras, que compõe, com o catálogo de obras e artistas, a plataforma editorial da 21ª Bienal.

CLARISSA DINIZ — Curadora e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi editora da revista Tatuí, de crítica de arte (2006-2015), curadora convidada do Centre for Curatorial Leadership do MoMA (2014) e co-curadora de exposições como Museu do Homem do Nordeste (MAR, 2014) e À Nordeste (Sesc 24 de Maio, 2019).

SUELY ROLNIK — Psicanalista, crítica, curadora e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisa o campo da arte contemporânea e as políticas de subjetivação em contextos diversos. É autora de livros como Transformações contemporâneas do desejo (Estação Liberdade, 1989) e, com Félix Guattari, Micropolítica. Cartografias do desejo (Vozes, 1986). 

JULIANA BRAGA — É historiadora especializada em museologia e mestre em gestão e políticas públicas. Gerente do Departamento de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo, instituição na qual atua desde 2000, coordena e orienta o programa de artes visuais das unidades da rede no estado de São Paulo.

Mediação |