Espaço de exibição, ação, reflexão, encontro e pesquisa, o Galpão VB foi desenhado para ativar a coleção de vídeo construída em três décadas de atividade da Associação Cultural Videobrasil. Com foco na produção do Sul global, o Acervo Videobrasil abrange obras que participaram do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, trabalhos doados por artistas, obras-chave da videoarte internacional, registros de performances, testemunhos, documentários, publicações e documentos, num total de quase 10 mil itens – 4.500 deles já estão catalogados e disponíveis para consulta pública.

No Galpão VB, a coleção alimenta uma programação permanente de mostras de vídeo, exposições, ações e programas públicos. O espaço de 800m2 abriga galeria, sala de vídeo, sala de leitura e jardim com arena aberta. Na Sala de Leitura, os visitantes têm acesso à Videoteca, com mais de 1.300 obras, registros de performances e documentários; uma biblioteca de artes visuais com mais de 3.000 títulos; e à PLATAFORMA:VB, ferramenta on-line de pesquisa e curadoria.

O Galpão VB é o primeiro equipamento com programação de artes visuais da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, aberto ao público em outubro de 2015. Sua loja institucional disponibiliza a coleção completa de livros, revistas e documentários produzidos pela parceria entre o Videobrasil e as Edições Sesc São Paulo. Publicações de qualidade editorial inovadora e livros de artistas presentes no Acervo Videobrasil e no histórico de atividades da Associação fazem parte da  curadoria da livraria.