Novo prêmio ativa Acervo Videobrasil

A+ a-
postado em 30/04/2012
Prêmio Videobrasil em Contexto articula o arquivo histórico em nova modalidade de residência internacional, que comissiona obras baseadas no Acervo Videobrasil

Depois da bem-sucedida experiência de comissionamento de obras por meio do Prêmio Ateliê Aberto, em 2011, uma nova modalidade de comissionamento irá aprofundar a experiência de residência e contato intercultural, além de incorporar mais fortemente o Acervo Videobrasil à programação: trata-se do primeiro Prêmio Videobrasil em Contexto, que é a primeira iniciativa de celebração pelos 30 anos do Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil.

A partir de uma parceria com a Delfina Foundation, de Londres, e a Casa Tomada (São Paulo), o Prêmio Videobrasil em Contexto irá ativar o acervo da instituição, tornando-o insumo de pesquisa, reflexão e produção, além de colocá-lo em circulação de maneira inovadora. Serão selecionados dois artistas-pesquisadores, sendo um brasileiro e um proveniente de alguma das regiões a que o Festival se dedica.

Ao longo de três meses, divididos em residências em São Paulo e Londres, os artistas partirão do contato usufruído com o contexto local e, com maior ênfase, de pesquisa imersiva junto ao Acervo Videobrasil. No momento de suas residências na Inglaterra, os artistas apresentarão publicamente o processo de suas investigações. Os trabalhos resultantes serão apresentados no Brasil, e as pesquisas concluídas, cujos desdobramentos incluem ainda uma publicação on-line, serão também incorporadas ao acervo.

O edital para recebimento de propostas fica aberto até 15.6. As informações estão disponíveis nos sites da Delfina Foundation e da Casa Tomada.