• 
	Obra de Bakary Diallo na Bienal de Dacar

    Obra de Bakary Diallo na Bienal de Dacar

Viagem à África inicia pesquisa curatorial

A+ a-
postado em 27/04/2012
Visita de curadora estreita laços com cena local

Como primeira incursão de pesquisa visando projetos curatoriais que serão apresentados a partir de 2013, Solange Farkas visita em maio a Bienal de Dacar (Senegal), um dos mais importantes eventos artísticos do continente africano. Na ocasião, contando com interlocutores como as curadoras Elvira Dyangani Ose e Koyo Kouoh, Farkas iniciará contatos para traçar um itinerário de imersão com a cena local, um mapeamento artístico que se desenvolverá em etapas futuras.

A iniciativa pode ser descrita como uma subversão do significado das expedições colonizadoras europeias – em lugar da imposição do olhar exógeno, o viajante é que se impregna da cultura local para articulá-la em novos contextos. Serão viagens que poderão se dar em formato de residência de pesquisa ou de visitas pontuais a eventos artísticos significativos, como a própria Bienal de Dacar. Esse processo de imersão de pesquisa irá integrar o 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, que acontece em 2013 e assinala os trinta anos de existência do evento.

 

Notícia paralela: participação do Videobrasil na Bienal de Lubumbashi

Lubumbashi, uma das principais cidades da República Democrática do Congo, também sedia um importante evento artístico – que, apesar de estar ainda em sua terceira edição, já gerou relevantes iniciativas, como a plataforma de pesquisa, intercâmbio e formação Picha (imagem, em língua suaíli), associação responsável não apenas pela produção da bienal, mas também por conferências, mostras e ateliês que abordam artisticamente a realidade de vários países da África. Sob curadoria-geral de Elvira Dyangani Ose, recentemente nomeada curadora de arte internacional na Tate Modern, a edição 2012 do evento contará com segmento curatorial composto de obras do Acervo Videobrasil. A Bienal de Lubumbashi acontece de 3 a 7.10, e a presença de representantes do Videobrasil será, ainda, ensejo para um novo contato com a produção africana, com vistas aos projetos que o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil promoverá em 2013. Mais detalhes neste canal em setembro!