Colóquio internacional na Casa de las Américas

A+ a-
postado em 20/05/2013
Instituto cubano realiza encontro a partir do pensamento de Édouard Glissant

A instituição cubana Casa de las Américas sedia, de 20 a 24.5, o Colóquio Internacional da Diversidade Cultural no Caribe. Recebendo investigadores, escritores e artistas de diferentes países, o evento foi concebido com base no pensamento do escritor martiniquês Édouard Glissant, cujo “pensamento-arquipélago” contribuiu para a compreensão de uma identidade pan-caribenha a partir de uma visão rizomática de sua cultura, da poética da relação e do discurso sobre diversidade.

Para os coordenadores do evento, será um merecido tributo a Glissant, que tanto trabalhou em favor da instituição fundada em 1959. Além de falas de reconhecidos teóricos e artistas, duas exposições destacam-se na programação: Región interior: la Otra-América de Glissant-Lam-Cárdenas-Matta estuda os laços afetivos intensos que o escritor manteve com os artistas Roberto Matta (Chile), Wilfredo Lam e Agustín Cárdenas (ambos de Cuba); também dedicada a Glissant, a mostra individual do artista Victor Anicet reúne desenhos combinados a escritos do pensador martiniquês.

Participa do colóquio o pesquisador, curador e produtor cubano Andrés I. M. Hernández, cuja tese de mestrado acerca do pensamento de Glissant enriqueceu o último Encontro Videobrasil | Caribe: arquipélagos para o pensar, realizado em 14.5 no Ateliê 397. Um relato sobre o evento será publicado em breve em nossa página de notícias.



Serviço
Coloquio Internacional La Diversidad Cultural en el Caribe
20 a 24.5.2013
Casa de las Américas
Havana, Cuba
http://www.casadelasamericas.org