18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

A+ a-
postado em 03/10/2013
Edição histórica celebra três décadas de Festival

Esta 18ª edição celebra um momento importante na trajetória da mostra bienal. O Festival dedicado à produção do Sul geopolítico (América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático e Oceania) completa três décadas de história e apresenta, na exposição Panoramas do Sul, obras de 94 artistas e uma mostra, em formato de grande instalação, com destaques de edições realizadas desde 1983, reunidas em 30 Anos. Durante o Festival, os Programas Públicos se organizam em oito focos, todos com convidados especiais, nacionais e internacionais, participando das atividades em formatos diversos.

Ao longo de sua trajetória, o Videobrasil tem atuado de modo inovador em torno da arte e da imagem em movimento. Desde as primeiras edições, quando a videoarte apenas surgia na cena brasileira, o Festival foi um dos primeiros eventos dedicados à imagem eletrônica, e por isso protagonista na ativação da cena de produção e experimentação em vídeo a partir do período pós-ditadura militar. Ao longo do tempo, em um contexto em que o vídeo já se consolidava como expressão artística no Brasil, assumiu o eixo Sul geopolítico como território de atuação, tornando-se a principal plataforma brasileira de visibilidade e interlocução desse circuito mundial, e abrangendo, desde a sua 17ª edição, todas as linguagens e suportes artísticos.

Acesse a página do 18º Festival para saber mais sobre a exposição 30 Anos, os artistas, curadores, júri e premiações que compõem a mostra competitiva Panoramas do Sul, a programação completa dos Programas Públicos, além das últimas atualizações do Canal VB.

Tags
Festival