Bons sonhos, Rodrigo Minelli | Nota de Pesar

A+ a-
postado em 18/11/2013
Videobrasil lamenta a perda precoce do artista mineiro

A Associação Cultural Videobrasil se solidariza com a dor dos amigos e familiares de Rodrigo Minelli, artista, professor e curador que tanto contribuiu para a cena do vídeo no Brasil, seja por suas obras, quanto pelas pesquisas realizadas e desenvolvidas na área. A sua morte repentina e precoce, na última noite de domingo (17.11), seguida do abrupto falecimento de seu pai, em muito nos entristece e comove.

Minelli acreditava e estimulava a produção e a pesquisa coletiva com o auxílio de pouco ou nenhum recurso financeiro, de leis ou patrocínio, impulsionada tão somente pela vontade de fazer e pesquisar. Esse é o foco da sua obra “Matéria dos sonhos”, que integrou a mostra competitiva do 14º Festival, de 2003, em que o artista reviveu o trabalho de Emílio Belletti, que influenciou tantos artistas, incluindo o próprio Minelli, a buscar formas independentes de produção. Minelli participou de três edições do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, de 2001 a 2005, recebendo menção honrosa no 15º Festival pela obra “Plano-(con)sequência”. Ele é um dos homenageados nesta 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, com depoimento registrado na videoinstalação que compõe a exposição 30 Anos, atualmente montada no Galpão do Sesc Pompeia

O VB lamenta essa triste perda, reconhecendo desde já o legado deixado por Minelli, que tanto estimulou e influenciou a produção do vídeo no País. Neste momento de pesar, prestamos nossos agradecimentos e homenagens a Rodrigo Minelli, que também estimulou seus alunos e outros artistas a sonhar.

Solange Farkas
Curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil


Mais sobre Rodrigo Minelli

Nascido em Belo Horizonte em 1964, Rodrigo Minelli foi mestre em Sociologia da Cultura e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG na área de vídeo e novas tecnologias. Dedicou-se à pesquisa e experimentação em arte eletrônica, tendo sido curador, consultor e diretor de vídeo em instituições como a Rede Minas de Televisão, o CRAV - Centro de Referência Audiovisual, e professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde março de 1997. Foi também superintendente cultural da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, coordenador de área de Artes Visuais/Mídia Arte do Festival de Inverno da UFMG por diversos anos, bem como um dos idealizadores e curadores do Festival Vivo arte.mov.

Seu primeiro trabalho autoral Hard Teevee (1990) foi premiado no I Forum Bhz Vídeo e incluído em diversas mostras do panorama da videoarte brasileira. Participou de três edições das mostras competitivas do Festival Videobrasil: em 2001, na 13ª edição, apresentou o vídeo 5, que recebeu o prêmio de melhor vídeo nacional no Grande Prêmio Cinema Brasil – Ano II, do Ministério da Cultura (2001); em 2003, na 14ª edição, exibiu Matéria dos Sonhos; e em 2005, na 15ª edição, Plano-(con)sequência, com o qual ganhou menção honrosa.

Rodrigo Minelli morreu na madrugada de domingo, depois de um infarto. Seu pai, Luiz Gonzaga Campos Figueira, foi encontrado morto na manhã de domingo, horas depois da notícia da morte do filho. Ainda não há informações sobre a causa da morte de Luiz.  Minelli deixou esposa e filho. Seu corpo foi sepultado junto ao de seu pai na tarde desta segunda,  16h30, no Cemitério do Bonfim, Belo Horizonte.