ÚLTIMOS DIAS

A+ a-
postado em 28/01/2014
Exposições do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil ficam em cartaz no Sesc Pompeia até 2/FEV. Não perca!

A exposição 30 Anos e a mostra competitiva Panoramas do Sul, do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, ficam em cartaz somente até o próximo domingo (2/2) no Sesc Pompeia. Não perca a chance de conferir os trabalhos premiados nesta edição e obras que fizeram parte da história do vídeo e da arte contemporânea no Brasil.

A mostra competitiva Panoramas do Sul, dedicada ao mapeamento e difusão da produção em arte contemporânea do eixo sul geopolítico (países da América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático e Oceania) é a primeira exposição de artes visuais montada no Conjunto Esportivo do Sesc Pompeia. Até o domingo (2/2), ela exibe 88 obras de 94 artistas, provenientes de 32 países, selecionadas entre as mais de duas mil obras inscritas a partir da convocatória do 18º festival. Além de videoinstalações e instalações, estão em exposição desenhos, fotografias, pinturas e esculturas, que demonstram a abertura do Festival para as diferentes linguagens e suportes. Estão expostas obras como The End of Time (2013), de Akram Zatari; 9493 (2011), de Marcellvs L., uma das ganhadoras de menção honrosa na 18ª edição; Scanograms #1 (2010), de Dor Guez e My Father (2010), de Basir Mahmood, ganhadora do Prêmio de Residências Sesc_Videobrasil da atual edição.

Nesta edição comemorativa de três décadas do Festival, também está em cartaz a exposição 30 Anos, que conta com uma videoinstalação composta por 234 telas que registram personagens, obras e momentos importantes das suas 18 edições. Localizada no Galpão do Pompeia, ela apresenta ainda os catálogos e troféus de cada uma das edições anteriores e disponibiliza acesso à Videoteca VB, instalada em terminais para consulta a cerca de 1.300 obras em vídeo, incluindo o registro de performances e as obras exibidas nos programas de vídeo da mostra competitiva desta edição, seis delas, vencedoras de prêmios e menções honrosas (saiba mais).

Estão disponíveis também vídeos clássicos, como Caderneta de Campo (1983), de José Celso Martinez Correa, sobre a demolição da sede do Teatro Oficina, comprada pelo Grupo Silvio Santos; Garotos do Subúrbio (1984), de Fernando Meirelles, sobre a cena punk de São Paulo nos anos 1980, e Duelos dos Deuses (1988), de Pedro Vieira, sobre a ascensão da Igreja Universal e do neopentecostalismo no Brasil. Há também vídeos de poesia visual, registro de instalações e performances dos 30 anos de Festival.

Também nos terminais instalados no Galpão da exposição 30 Anos os visitantes podem ter acesso aos programas do Canal VB, como os episódios da série “Videobrasil na TV”, entrevistas e depoimentos com personagens que fizeram parte da história do festival, performances e making of de antigos festivais; e à Plataforma VB, uma ferramenta de pesquisa e curadoria online que traz referências de artistas da mostra competitiva deste ano e permite o acesso a mapeamentos realizados por pesquisadores e curadores.


Serviço:

Programas Públicos
Na quinta-feira (30/1) e no sábado (1/2) acontecem os dois últimos debates do Foco 8, À Luz dos 30 Anos, que encerra a 18ª edição do Festival.

30 Anos
Galpão do Sesc Pompeia
De terça a sexta das 10h às 21h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 19h

Panoramas do Sul
Conjunto Esportivo
De terça a sexta das 10h às 21h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 19h

Sesc Pompeia | Rua Clélia, 137, Pompeia, São Paulo - SP