Nota de falecimento: Eduardo Coutinho

A+ a-
postado em 03/02/2014
O Videobrasil lamenta a perda de um dos maiores documentaristas do país, falecido no último domingo. Assista no Canal VB ao depoimento gravado durante o 9º Festival (1992)

Eduardo Coutinho teve uma extensa produção audiovisual desde os anos 60, período em que iniciou as filmagens de Cabra Marcado para Morrer, uma de suas obras de maior contundência, interrompida pela ditadura militar e retomada mais de 20 anos depois. Foi também diretor do Globo Repórter entre 1975 e 1984, além de ter colaborado no roteiro de filmes como A Falecida de Leon Hirszman e Dona Flor e Seus Dois Maridos de Bruno Barreto, entre outros. A partir do final dos anos 80, Coutinho se volta exclusivamente para a produção cinematográfica e dirige clássicos recentes como Edifício Master (2002) e Jogo de Cena (2007).

Sua obra apresenta uma confluência de gêneros e opera no limite entre o documental e o ficcional, questionando as barreiras fluidas entre o real e a representação e colocando em cheque a neutralidade do documentário. 

Em 1990, Coutinho participou do Videobrasil na 8ª edição do Festival, com o vídeo O Jogo da Dívida, média metragem sobre a dívida externa brasileira e latino-americana no período e suas consequências sociais. Em 1992, o diretor participa do Festival por meio de depoimento, onde avalia de modo crítico a produção audiovisual recente, vendo com ressalvas aquela geração do vídeo no Brasil. Veja seu depoimento no Canal VB

O Videobrasil lamenta profundamente a sua morte.