• Rafael França

    Rafael França

Videobrasil em Lisboa

A+ a-
postado em 24/02/2014
Volume da Videobrasil Coleção de Autores dedicado a Rafael França é exibido no Carpe Diem

O vídeo Rafael França: Obra como Testamento, segundo volume da série Videobrasil Coleção de Autores, participa do 16º Programa de Exposições do Carpe Diem Arte e Pesquisa, associação portuguesa sem fins lucrativos.

Dirigido por Alex Gabassi e Marco Del Fiol, o documentário sobre o gaúcho Rafael França reúne imagens do artista, trechos de obras e depoimentos da artista plástica Regina Silveira, sua grande incentivadora, do teórico Arlindo Machado, e de Mario Ramiro e Hudnilson Jr., com quem, nos 1970, formou o trio 3NÓS3. A provocadora carreira de França, nascido em 1957, foi precocemente interrompida pela Aids em 1991.

O programa, exposto ao público lisboeta até abril, inclui obras de Albano Afonso, Albuquerque Mendes, Francisco Queimadela e Mariana Caló, Maria Condado, Sara Bichão e Artista na Cidade - Tim Etchells.


Serviço:

16º Programa de Exposições
de 15/FEV a 26/ABR
Carpe Diem Arte e Pesquisa | Rua de O Século, 79, Bairro Alto, Lisboa, Portugal


A obra de Rafael França também é abordada na retrospectiva Prelúdios: Rafael França, em exibição na Galeria Jaqueline Martins, São Paulo. Sob curadoria de Vitor Butkus, a mostra exibe vídeos gravados pelo artista em São Paulo, entre 1978 e 81, e em Chicago (EUA), entre 1982 e 91.

Serviço:

Prelúdios: Rafael França
de 12/FEV a 15/MAR
Galeria Jaqueline Martins | Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, São Paulo