ICCo PROMOVE DEBATE SOBRE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

A+ a-
postado em 04/04/2014
Instituto promove painel aberto na SP-Arte com artistas contemplados com residências em NY

Pelo segundo ano consecutivo, O ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea e a SP-Arte estão concedendo bolsas de residência artística para dois artistas residentes no Brasil e participantes da feira. Este ano, entre os 90 candidatos inscritos no processo seletivo, Alexandre Brandão e Bruno Cançado foram os selecionados.

Bruno Cançado realizará um período de imersão nos ateliês  da Fundação Bienal, de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira, Portugal. Já Alexandre Brandão, um dos artistas selecionados para o 18º Festival de Arte Contemporânea Videobrasil, que ficou em cartaz até o final de janeiro deste ano no Sesc Pompeia,  passará dois meses trabalhando na RU – Residency Unlimited, em Nova York. A RU e o ICco são parceiros da Rede Videobrasil de Residências, e responsáveis pela Prêmio de Residência ICco do 18º Festival, que no segundo semestre vai levar também  a artista Virgínia de Medeiros para a Residency Unlimited, em NY.


Em 2013, Marcia Xavier e Rodrigo Braga foram os contemplados da Bolsa ICCo Arte, e no próximo sábado, dia 5 de abril, às 16h30, eles participarão de painel aberto ao público no auditório da SP-Arte. Tendo como tema Residência Artística e a Expansão do Espaço e do Tempo no Processo Criativo o encontro será mediado por  Daniel Rangel, diretor artístico do ICCo, e contará ainda com a presença de Boshko Boscovic, diretor de programação da RU, e de Solange Farkas, curadora e diretora geral da Associação Cultural Videobrasil. 

Publicações do Videobrasil e Edições Sesc SP na SP-Arte

De 03 a 06 de abril de 2014, o Videobrasil em parceria com Edições Sesc SP, apresenta na SP-Arte publicações sobre arte e cultura contemporâneas, dividindo espaço com as publicações de duas instituições de arte do Estado: a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC/USP.

Quem visitar o estande vai poder adquirir exemplares das nove edições do Caderno Sesc_Videobrasil (coleção anual que reúne propostas experimentais de curadoria em ambiente impresso); dos Livros que ampliam conteúdos de exposições correalizadas pelo Videobrasil e pelo Sesc São Paulo (como Joseph Beuys – A Revolução Somos Nós; Seu Corpo da Obra: Olafur Eliasson; e Isaac Julien: Geopoéticas), dos Catálogos do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil; dos filmes da série VCA - Videobrasil Coleção de Autores; e o primeiro número da coleção ENSAIOS VB, “Literatura expandida - arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster”, de Ana Pato. Todos eles, à venda também na loja virtual do Sesc São Paulo (http://www.sescsp.org.br/loja).

Essas publicações constituem uma importante contribuição para a reflexão crítica, aprofundando conteúdos da programação do Videobrasil e promovendo debates multidisciplinares que exploram temas da arte e da cultura da atualidade, a partir de diferentes recortes e abordagens.

SERVIÇO:

PAINEL: “RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E A EXPANSÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO NO PROCESSO CRIATIVO”

Com Marcia Xavier, Rodrigo Braga,  Boshko Boskovic, Solange Farkas e Daniel Rangel (mediador)

05 de abril de 2014, às 16h30

Auditório SP-Arte, térreo do Pavilhão da Bienal