• David Sperling (esq.) e Diego Matos (dir.)

    David Sperling (esq.) e Diego Matos (dir.)

Assista no Canal VB

A+ a-
postado em 03/06/2014
Diego Matos e David Sperling debatem sobre arte, arquitetura e sociedade em São Carlos

Assista no Canal VB ao debate com o público realizado em ocasião da abertura da exposição Itinerância 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil em São Carlos.

Diego Matos - curador-assistente do 18º Festival - e David Sperling - professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - conversam com o público durante a abertura da exposição Itinerância do 18º Festival em São Carlos. O evento foi realizado em 06 de maio, no Sesc São Carlos.

Cada um sob sua perspectiva, faz considerações sobre  a função da arte como catalizadora de novas visões sobre o indivíduo e sobre a ressignificação do espaço urbano. Sperling aponta para a necessidade de se “fazer ver o que não é visto — fazer  com que, de áreas consideradas ‘vazias’ pelo sistema, surjam narrativas que preencham esses contextos, mudando a maneira como enxergamos estes lugares”. Matos, por sua vez, ressalta o posicionamento do evento no cenário internacional das artes, que opera através de “olhares distintos sobre uma realidade distinta, que é a realidade deste Sul geopolítico — nosso foco curatorial — absorvendo discursos que estão fora do eixo tradicional da história da arte”. Presente no evento, a fundadora da Associação Cultural Videobrasil e curadora geral do Festival, Solange Farkas, reitera essa característica, ao dizer que “esse olhar em direção a nós mesmos e ao nosso lugar, é o lugar do Videobrasil no contexto das artes”.


David Sperling (São Paulo, Brasil) é arquiteto, professor-doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Campus São Carlos e pesquisador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas.

Diego Matos (Fortaleza, Brasil, 1979) é arquiteto e curador, é mestre e doutor pela FAU-USP. Foi curador-assistente do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Coordena o Núcleo de Acervo e Pesquisa da Associacão Cultural Videobrasil.