R.I.P. On Kawara

A+ a-
postado em 10/07/2014
O artista japonês faleceu aos 81 anos nesta quinta-feira

Artista japonês radicado em Nova York nos últimos 50 anos, On Kawara, faleceu nesta última quinta-feira. O anúncio da morte do artista de 81 anos foi feito pela galeria David Zwirner, que o representa em Nova York.

Kawara, investigou questões ligadas a natureza do tempo e brincou com a ideia de identidade em face da morte. Entre suas séries de destaque estão: Today, Title and postcards, One Million Years, One-Hundred-Year Calendars, Pure Consciousness.

A série Today teve início em 1966 e executada ao longo da carreira do artista. Kawara pintou em cada uma das telas, sobre um fundo monocromático a data de um sistema de notação. Isto sem utilizar nenhum recurso como estêncil ou técnicas de projeção sobreposto. A referência do tipo da organização dos símbolos era dada pelo sistema de descrição de datas feita por cada um dos países em que o artista estava trabalhando. Já na série I Am Still Alive, Kawara enviava telegramas para vários amigos e conhecidos com a seguinte inscrição: "Eu ainda estou vivo."

O Videobrasil reconhece a importância deste artista não apenas por sua extrema relevância dentro do contexto da arte, mas também por todas as contribuições que seu pensamento conceitual e produção, ainda hoje,  permitem levantar questões e discussões relevantes à contemporaneidade. Seu trabalho será o tema de uma retrospectiva no Guggenheim, intitulada On Kawara-Silence, que abre dia 08 fevereiro de 2015.