In Residence

A+ a-
postado em 18/07/2014
Artista compartilha experiência da residência em blog

Virgínia de Medeiros participa da temporada 2014 do Programa de Residências Videobrasil. A artista brasileira venceu o Prêmio de Residência ICCo, na Residency Unlimited, em Nova York, por sua participação na 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, com a obra Sérgio e Simone.

Em Nova York há apenas quinze dias a artista brasileira já iniciou sua imersão na cidade. “O ato de se perder é desesperador para mim que não falo inglês, essa lacuna me aproxima de um estado de deficiência corpórea, a fala e o corpo andam juntos.  Este estado me faz pensar sobre todas as limitações humanas: físicas, sociais, morais.” afirma Virgínia em um dos seus relatos no blog inresidence.videobrasil.org.br.

A reflexão da artista aponta para questões pertinentes a sua produção, o processo criativo e a concepção de novos projetos começa a se desenhar no centro norte-americano, e é possível acompanhar os desdobramentos da experiência de Virgínia em tempo real por mais este canal de difusão do Videobrasil.

A temporada 2014 das residências do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil continua, além de Virgínia, outros oito artistas foram premiados com residências de dois meses em instituições parceiras da Rede Videobrasil de Residência espalhadas ao redor do mundo. Ayrson Heráclito e Gabriel Mascaro (Brasil), Bakary Diallo (Mali), Basir Mahmood (Paquistão), Laura Huertas Millán (Colômbia), LucFosther Diop (Camarões), Nurit Sharett (Israel) e Ali Cherri (Líbano) vão viver a experiência de trocas e deslocamento em 12 instituições de cinco países (Brasil, EUA, China, Polônia, México e Senegal). (Clique aqui, para mais informações sobre os artistas, suas obras e instituições).