Como combater a amnésia histórica a partir da arte?

A+ a-
postado em 15/08/2014
Espaço de ativação da exposição “Memórias Inapagáveis – um olhar histórico no acervo videobrasil” sedia abertura de Programas Públicos com encontro entre curador, crítico e artistas

A ZONA DE REFLEXÃO reunirá diferentes estratégias de ativação da exposição Memórias Inapagáveis – um olhar histórico no Acervo Videobrasil. Instalada no Galpão do Sesc Pompeia, ao lado do espaço expositivo, ela sediará as Ações Educativas e encontros dos Programas Públicos – atividades que visam a estabelecer conexões entre história, memória e produção artística, a fim de aprofundar a experiência das obras, do conceito curatorial e do Acervo Videobrasil. A inauguração do espaço acontecerá no dia 31 de agosto, às 16h, data em que a mostra será aberta para visitação, com o primeiro encontro dos Programas Públicos. Nele, o curador Agustín Pérez Rubio se une aos artistas Jonathas de AndradeSebastian Diaz MoralesAurélio Michiles e ao crítico Octavio Zaya para discutir o tema “Como combater a amnésia histórica a partir da arte? Responsabilidade e compromisso artístico”.

O debate, que acontecerá com a participação do público, focará as relações que os trabalhos desses três artistas estabelecem com a memória histórica e seus aspectos políticos e sociais. O curador da exposição e o crítico Octavio Zaya conversam com os criadores das obras Projeto Pacífico (Andrade), Lucharemos Hasta Anular la Ley (Diaz Morales) e O Sangue da Terra (Michiles). Além de abordar as questões suscitadas por seus projetos, eles tratarão ainda das aproximações entre documentário e videoarte, produzindo mesclas de realidade e ficção, e das formas como a pesquisa histórica influi na criação de práticas artísticas e curatoriais.

Ao todo, três mesas foram concebidas pelo curador Agustín Pérez Rubio para integrar os Programas Públicos da exposição. O segundo encontro acontecerá no dia 21 de outubro, às 20h, com Solange Farkas, diretora e curadora geral do Videobrasil, conversando com o pesquisador Eduardo de Jesus sobre o tema “Acervo Videobrasil: estratégias de ativação”, com mediação do crítico Fabio Cypriano. O livro da exposição Memórias Inapagáveis será lançado nessa ocasião. Muito mais do que um catálogo, a publicação é uma obra crítica que traz o olhar de 18 curadores e pesquisadores convidados sobre cada uma das obras, entre eles, Octavio Zaya, além de uma entrevista com Solange Farkas, realizada por Fabio Cypriano.

O último encontro dos Programas Públicos ocorrerá um dia antes do final da exposição, em 29 de novembro, às 16h, novamente com a participação do curador Agustín Pérez Rubio. Nessa ocasião, estarão reunidos os artistas Rosângela Rennó, Ayrson Heráclito e Vincent Carelli para discutir: “As Histórias Renegadas: memórias indígenas e africanas”. Nesse mesmo dia, acontecerá a performance inédita Ritual na Rota do Atlântico Negro (2014), de Heráclito, resultado da residência artística a ser realizada por ele no Raw Material, em Dacar, entre setembro e outubro deste ano. Heráclito foi um dos artistas contemplados com prêmio de residência no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em 2013.

Além de participar das atividades dos Programas Públicos, na ZONA DE REFLEXÃO o público terá acesso a computadores para consulta de conteúdos exclusivos. Entre eles está a Videoteca, que reúne cerca de 1.300 vídeos do Acervo Videobrasil, incluindo obras selecionadas em Festivais, registros de performances, documentários, etc. Por meio deles, é possível acessar também a PLATAFORMA:VB, uma ferramenta online de pesquisa e curadoria que traz entrevistas e referências dos artistas sobre suas obras, e o Canal VB, que reúne depoimentos e registros audiovisuais que formam a memória do Videobrasil.

As Ações Educativas que acontecem no espaço, promovidas pelo coletivo Zebra5 Jogo e Arte, foram criadas em torno da exposição e voltadas para crianças, famílias e público em geral. As atividades serão realizadas por meio de jogos de tabuleiro ou pequenas instalações interativas que estimulam o público a mergulhar no universo da exposição, além de oficinas de edição de filmes curtos, animações em stop motion e outras experiências. Aos sábados, domingos e feriados, serão oferecidas oficinas às 12h, 15h e 17h, com inscrições realizadas com meia hora de antecedência, no próprio espaço. Também é possível realizar visitas mediadas, sob agendamento, inclusive para grupos, durante os horários de visitação da exposição (terça a sábado, das 9 às 22h, e domingos e feriados, das 9 às 20h). O agendamento pode ser feito por telefone (11) 3871-7780 ou email agendamento@pompeia.sescsp.org.br.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Programas Públicos Como combater a amnésia histórica a partir da arte? Responsabilidade e compromisso artístico.
Com: Agustín Pérez Rubio, Octavio Zaya, Jonathas de Andrade, Sebastian Diaz Morales, Aurélio Michiles
31 de agosto, domingo, 16h
Sesc Pompeia — Galpão — Zona de Reflexão

*

Programas Públicos — Acervo Videobrasil: Estratégias de Ativação + Encontro e lançamento do livro "Memórias Inapagáveis"
Com: Solange Farkas, Eduardo de Jesus e Fábio Cypriano
21 de outubro, terça, 20h
Sesc Pompeia — Galpão — Zona de Reflexão

*

Programas Públicos — As Histórias Renegadas: Memórias Indígenas e Africanas + Ritual na Rota do Atlântico Negro (2014), performance de Ayrson Heráclito
Com: Agustín Pérez Rubio, Rosângela Rennó, Ayrson Heráclito, Vincent Carelli
29 de novembro, sábado, 16h
Sesc Pompeia — Galpão — Zona de Reflexão


SERVIÇO:

Memórias Inapagáveis – um olhar histórico no acervo videobrasil

Visitação: de 31 de agosto a 30 de novembro | de terça a sábado, das 10 às 22h | Domingos e feriado, das 10 às 20h
Sesc Pompeia | Rua Clélia, 93, São Paulo - SP

Oficinas:
Horários: Aos sábados, domingos e feriados, às 12h, 15h, 17h
Inscrições: com meia hora de antecedência no espaço educativo.

Visitas mediadas ou em grupo:
Horários: durante a visitação da exposição
Agendamento: (11) 3871-7780 ou agendamento@pompeia.sescsp.org.br