Videobrasil e Sesc aproximam as artes visuais e o cinema

A+ a-
postado em 24/10/2014
Domingo, de Karim Aïnouz, e Deserto Azul, de Eder Santos, são lançados no Festival do Rio 2014 e na 38º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

A programação da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 16 a 29 de outubro de 2014, conta com duas coproduções que atestam a atuação dos parceiros Associação Cultural Videobrasil e Sesc São Paulo na aproximação entre o cinema e as artes visuais. Na noite de 25 de outubro (sábado), às 20h, Domingo, novo filme do cineasta Karim Aïnouz, tem lançamento em sessão ao ar livre, no Largo São Francisco, dentro do projeto Centro Aberto São Francisco, no centro da cidade. Já nos dias 24, 25 e 28 de outubro, Deserto Azul (2013), longa-metragem do artista Eder Santos, tem sessões no CineSesc, no Museu da Imagem e do Som e no Centro Cultural São Paulo (ver horários abaixo). Ambos os filmes tiveram estreia mundial no Festival do Rio 2014, evento aclamado no calendário internacional de cinema, ocorrido de 24 de setembro a 8 de outubro no Rio de Janeiro.

Domingo é um registro poético e autoral sobre as interações entre as obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson – trazidas pela primeira vez à América Latina pelo Videobrasil em 2011 –  e os espaços públicos da cidade de São Paulo a partir do olhar de Karim Aïnouz. O filme foi construído a partir do registro de dez domingos, entre 12 de fevereiro e 30 de dezembro de 2012, na cidade de São Paulo, criando uma referência de tempo e espaço que ajuda a construir uma narrativa marcada pela temporalidade. Nas imagens de Karim, ricas em luzes, texturas e sobreposições, surge uma nova São Paulo através do exercício de imaginar as relações entre o trabalho de Olafur – marcado pela criação de experiências a partir de um “vazio”, da interrupção do cotidiano e reinvenção do espaço – e essa grande metrópole. Domingo integra a série Videobrasil Coleção de Autores - VCA, criada pela Associação em parceria com o Sesc São Paulo em 2000, que pretende dar visibilidade ao pensamento e ao processo de trabalho de artistas contemporâneos por meio da visão de diretores convidados

Deserto Azul é uma ficção científica, com atuações de Odilon Esteves, Maria Luiza Mendonça, Ângelo Antônio e Chico Diaz. A fotografia de Deserto Azul foi dividida entre Pedro Farkas (A Ostra e o Vento, Um Copo de Cólera, Inocência, Os Desafinados e A Marvada Carne) e Stefan Ciupek, especialista em pós-produção digital que trabalhou nas produções internacionais 127 horas, Anticristo e no ganhador do Oscar Quem quer ser um milionário?. A trilha sonora é assinada por Stephen Vitiello e tem a participação de Fernanda Takai (da banda Pato Fu). Obras de 11 artistas plásticos de destaque no universo das artes visuais, como Adriana Varejão, Carlito Carvalhosa, Nydia Negromonte, Rita Meyers, e o próprio Eder Santos, compõem os cenários do filme. No filme, Ele (Odilon) é um personagem atormentado por intuições e sonhos recorrentes que o levam a buscar respostas para suas inquietações. Procurando o transcendental deserto azul, recebe revelações e estabelece um enigmático contato com sua alma gêmea. O filme foi exibido em sessão para convidados em novembro de 2013, no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

Desde sua criação em 1983, o Videobrasil se posicionou como uma instituição que promove, com o Festival, espaços para a experimentação de linguagens e a quebra de paradigmas, colocando lado a lado produções ligadas à experimentação e à videoarte, assim como trabalhos com linguagem mais próxima ao cinema. Nesse primeiro momento, já conviviam produções ligadas à experimentação e à videoarte, assim como trabalhos com linguagem mais documental, próxima ao cinema, incluindo, os primeiros filmes do cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira), como Garotos do Subúrbio e Marly Normal, ambos produzidos pela Olhar Eletrônico em 1983 e premiados no Festival, integrando o Acervo Videobrasil.

Ao longo dos anos, o Festival se internacionalizou ao mesmo tempo em que acompanhava (e, muitas vezes, antecipava) a dinâmica da produção em arte contemporânea, abrindo-se para as artes eletrônicas e performances. Em 2011, passou a abarcar todas as linguagens artísticas. Durante todo esse período, o Videobrasil se manteve como espaço para a exibição de trabalhos que transitam entre o cinema e as artes visuais. Obras híbridas, resultado de um cinema expandido, criadas por artistas como Cao Guimarães, Carlos Nader, Kiko Goifman, Wagner Morales e Gabriel Mascaro, entre outros, foram exibidas em diversas edições do Festival e fazem parte do Acervo Videobrasil.

Confira a programação completa e saiba mais sobre os filmes Deserto Azul e Domingo.

Domingo – Karim Aïnouz – 26’
25 de outubro, 20h
Centro Aberto São Francisco | Largo São Francisco, s/n, São Paulo, Brasil

Deserto Azul – Eder Santos, 2014 – 92’
24 de outubro, 21h30
CineSesc | Rua Augusta, 2075, São Paulo, Brasil
25 de outubro, 21h35

Museu da Imagem e do Som | Avenida Europa, 158, São Paulo, Brasil
28 de outubro, 17h
Centro Cultural São Paulo (Sala Paulo Meilio)| Rua Vergueiro, 1000, São Paulo, Brasil

Mais informações:
http://38.mostra.org/