Domingo: um filme de Karim Aïnouz sobre a obra de Olafur Eliasson

A+ a-
postado em 19/12/2014
Sétimo título da Videobrasil Coleção de Autores, Domingo será lançado em DVD em 2015

Domingo, filme do cineasta Karim Aïnouz sobre a obra do artista dinamarquês Olafur Eliasson e suas interações com a cidade e o público de São Paulo, continua em destaque em 2015. Após ser lançado nos dois principais festivais de cinema do Brasil (Festival do Rio 2014 e 38ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo) e ser exibido na cidade natal do diretor, Fortaleza, Domingo será lançado em DVD, tornando-se o sétimo título da série Videobrasil Coleção de Autores (VCA). O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2015.

Além do filme de 26 minutos produzido a partir do encontro entre Karim Aïnouz e Olafur Eliasson, o DVD de Domingo terá três extras: o filme Estúdio, feito por Karim no ateliê de Olafur em Berlim durante o período de filmagens de Domingo; o registro de Sua cidade empática, videoinstalação concebida pelos dois artistas e exibida no galpão do Sesc Pompeia durante a exposição Seu corpo da obra, de Eliasson, mostra paralela do 17º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2011); e o episódio do programa Videobrasil na TV dedicado à obra de Olafur, produzido em 2011.

A série Videobrasil Coleção de Autores busca dar visibilidade ao pensamento e ao processo de trabalho de artistas contemporâneos de relevo na cena internacional a partir do olhar de diretores convidados. O filme de Karim Aïnouz marca uma nova versão da Coleção, apresentando como resultado um filme autoral a partir do encontro entre os artistas.

Em 2014, outros filmes da Videobrasil Coleção de Autores foram exibidos em sessões no Carpe Diem Arte e Pesquisa, em Lisboa (Rafael França, Obra como testamento e MAU WAL Encontros traduzidos). Uma retrospectiva especial com exibição de todos os filmes da série VCA aconteceu também este ano, no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. Em Teresina, Piauí, Domingo foi exibido junto com o filme Um olhar sobre os olhares de Akram Zaatari.


Conheça a Videobrasil Coleção de Autores.