Artistas em residência

A+ a-
postado em 19/12/2014
Gabriel Mascaro, LucFosther Diop, Ayrson Heráclito e Laura Huertas Millán são os próximos artistas a entrar em residência no Brasil, EUA, Senegal e México com os prêmios no 18º Festival

Em 2015, quatro dos oito artistas premiados com residências artísticas pelo 18º Festival (2013) participarão do Programa de Residências Videobrasil em diferentes pontos do globo. O camaronês LucFosther Diop virá a São Paulo, onde ficará na Residência Artística FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Laura Huertas Millán, artista colombiana, teve a parceira Arquetopia designada para sua residência em Puebla, no México. Em seguida, o artista recifense Gabriel Mascaro, que participou da última edição da Bienal de São Paulo, irá a Columbus, nos EUA, para sua residência no Wexner Center for the Arts. Já o baiano Ayrson Heráclito, que recentemente participou da exposição Memórias inapagáveis – um olhar histórico no Acervo Videobrasil, foi o escolhido para a residência na Raw Material, em Dacar,  Senegal.

Em 2014, o libanês Ali Cherri deu início à temporada de Residências do 18º Festival no A-I-R Laboratory, em Varsóvia, Polônia. Em seguida, a brasileira Virginia de Medeiros foi para Nova York, onde permaneceu na Residency Unlimited. Basir Mahmood, artista paquistanês, esteve no Instituto Sacatar, na Bahia, e Nurit Sharret, artista de Israel, teve sua residência na Red Gate Residency, em Beijing. Os artistas relataram suas experiências no blog In Residence, lançado este ano com o intuito de promover o registro, a troca e o compartilhamento das experiências dos artistas premiados com residências pela Associação.

Acesse o blog In Residence e saiba mais sobre a experiência e o processo dos artistas que fizeram residência em 2014.