Convocatória | Observatório do Sul

A+ a-
postado em 17/04/2015
Até dia 5 de maio, estão abertas inscrições gratuitas para participação no OBSERVATÓRIO DO SUL, uma plataforma de pesquisa e debate que integra o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul e o projeto Episódios do Sul, do Goethe-Institut


19º Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil | Panoramas do Sul
Realização: Sesc São Paulo, Goethe Institut e Associação Cultural Videobrasil


Observatório do Sul é uma plataforma de pesquisa e debate que integra o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul — e o projeto Episódios do Sul, realizado pelo Goethe-Institut. Trata-se de um grupo de estudos dedicado a investigar os contextos e usos da noção de “Sul global” nos âmbitos da arte e das ciências humanas. Ao abordar esse conceito a partir de uma perspectiva crítica e histórica, nos dedicaremos a explorar práticas, políticas e ações estabelecidas por diversas iniciativas e agentes (redes, laboratórios de pesquisa, instituições culturais) que operam nesse campo geopolítico e simbólico.

O programa do Observatório do Sul é estruturado em quatro encontros, direcionados pelos eixos temáticos que compõem uma antologia de textos a ser lançada, em outubro de 2015, como parte das publicações do 19o Festival. Esses eixos são: “Geopolíticas do Conhecimento”, “Documentos e Manifestos”, “Regionalismos e Descentramentos” e “Contranarrativas”. As discussões trazidas pelo grupo de estudos alimentarão os seminários que compõem a programação do 19º Festival, que acontecerá de outubro a dezembro de 2015.

Previsto para ocorrer entre maio e agosto de 2015, em datas a confirmar, na sede do Goethe-Institut de São Paulo e no Sesc Pompeia, cada um dos quatro encontros contará com a presença de 12 participantes, sendo oito convidados e quatro selecionados por meio da presente convocatória.

As candidaturas estão abertas a todos os interessados pelo tema. Os pré-requisitos são: disponibilidade para participar dos quatro encontros do programa (que ocorrem em São Paulo) e inglês avançado. Aos participantes selecionados será solicitada a elaboração de um relato crítico de um dos encontros.

Para se candidatar, preencha o formulário eletrônico até o dia 5 de maio de 2015. O resultado dos quatro participantes selecionados será divulgado, por e-mail, no dia 15 de maio de 2015.


FICHA DE INSCRIÇÃO (todos os campos são obrigatórios)
--INSCRIÇÕES ENCERRADAS--