• Gabriel Mascaro

    Gabriel Mascaro

  • Vitor César

    Vitor César

Artistas em residência: Gabriel Mascaro e Vitor César

A+ a-
postado em 27/05/2015
Em maio, os artistas contemplados com prêmios de residência do Festival e do projeto Videobrasil em Contexto partiram para os EUA e Polônia. Suas experiências serão compartilhadas em breve através do blog In Residence

No mês de maio, os brasileiros Gabriel Mascaro e Vitor César deram início às suas residências artísticas no Wexner Center for the Arts em Columbus, EUA e no A-I-R Laboratory em Varsóvia, Polônia. Os artistas foram contemplados com prêmios de residência pelo 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e pela segunda edição do Videobrasil em Contexto, projetos que delineiam o Programa de Residências Videobrasil. Em breve, o processo de suas pesquisas será compartilhado através do blog In Residence.

O Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil tem atuação pioneira na promoção de intercâmbios artísticos internacionais concedendo, a cada edição, residências de dois meses em instituições parceiras aos artistas vencedores. Gabriel Mascaro, artista de Pernambuco, foi premiado pelo filme Doméstica (2012), que reúne cenas do cotidiano das empregadas domésticas registradas por adolescentes de classe média para cujas famílias elas trabalham. A obra lança um olhar íntimo sobre um arranjo que embaralha relações de trabalho e afeto, proteção e violência, familiaridade e luta de classe.

O Videobrasil em Contexto tem como objetivo promover intercâmbios artísticos internacionais em aproximação com o Acervo Videobrasil e coleções de instituições parceiras. De maio a julho, Vitor César estará no A-I-R Laboratory. O artista conceberá um projeto baseado nas relações entre o acervo da cidade e o entorno urbano, tendo os arquivos de Varsóvia como matéria-prima. A obra de Vitor César é permeada pelos diferentes modos de visibilidade baseados na dimensão política da vida cotidiana e por proposições gráficas. Em 2016, o artista Karol Radziszewski poderá explorar o Acervo Videobrasil, em São Paulo. Ao final do período de residência, cada um deles apresentará o trabalho comissionado que passará a fazer parte das coleções do Videobrasil e do Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle, instituição cultural responsável pelo A-I-R.

O Programa de Residências Videobrasil promove conexões e intercâmbios entre artistas, instituições e comunidades no Brasil e no mundo. Por meio da distribuição de bolsas e comissionamentos, o Videobrasil pretende contribuir para o desenvolvimento de uma nova cartografia artística e cultural.

Saiba mais sobre o Programa de Residências Videobrasil