• Cruzada (2010), de Cinthia Marcelle
    Cruzada (2010), de Cinthia Marcelle

  • Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
    Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes

  • Sergio e Simone (2010), de Virginia de Medeiros
    Sergio e Simone (2010), de Virginia de Medeiros

Cruzamentos e Passagens: a acumulação desigual de tempo

A+ a-
postado em 08/07/2015
Obras recentes de Cinthia Marcelle, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, e Virginia de Medeiros do Acervo Videobrasil são exibidas no Goethe-Institut de São Paulo

No dia 11 de julho (sábado), a partir das 19h, três obras do Acervo Videobrasil são exibidas no auditório do Goethe-Institut de São Paulo. Com curadoria de Bernardo de Souza, integrante da Comissão Curadora do 19º Festival, o programa de vídeos Cruzamentos e Passagens: a acumulação desigual de tempo reúne trabalhos recentes de Cinthia Marcelle, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, e Virginia de Medeiros. A exibição faz parte do projeto Artemovendo, promovido pelo Goethe-Institut em parceria com o Videobrasil nos dias 10 e 11 de julho, que apresenta uma seleção de obras em vídeo com ênfase na Alemanha, Brasil e México. Bernardo de Souza, que assina também o programa de vídeos Artemovendo - A alma oculta do inanimado, exibido no primeiro dia de exposição, participa de conversas com o público em ambas as datas.

Sergio e Simone (2010), de Virginia de Medeiros, trata do contexto urbano contrastante de Salvador a partir de duas identidades de uma mesma pessoa: a travesti Simone, que cultua orixás, torna-se o pregador evangélico Sergio. O vídeo rendeu o Prêmio de Residência Artística à artista, que passou dois meses no Residency Unlimited, em Nova York. Os cineastas Karim Aïnouz e Marcelo Gomes participam com o “documentário-devaneio” Sertão de acrílico azul piscina (2004), que revela costumes marcados pelo convívio do primitivo e do contemporâneo em diversos estados do nordeste brasileiro. Já o vídeo Cruzada (2010), de Cinthia Marcelle, suscita questionamentos sobre embates socioculturais recorrendo a elementos da performance, da pintura, da videoarte e das artes sonoras.

Cruzamentos e Passagens: a acumulação desigual de tempo foi exibida recentemente na Goodman Gallery na Cidade do Cabo, África do Sul. A itinerância dos programas de vídeo é uma das estratégias que mantêm o acervo da Associação Cultural Videobrasil ativo e em contato com o mundo, colocando suas obras em novos diálogos com a produção artística contemporânea.


Artemovendo
10 e 11 de julho (sexta-feira e sábado), das 19h às 21h
Goethe-Institut São Paulo | Rua Lisboa, 974, São Paulo, Brasil


Dia 1 (10 de julho, sexta-feira)

Programa 1: Artemovendo - A alma oculta do inanimado
Curadoria: Ludwig Seyfarth, Alemanha | Bernardo de Souza, Brasil

Programa 2: Screening Stefan Panhans, Alemanha

Conversa com artistas e curadores


Dia 2 (10 de julho, sexta-feira)

Programa 3: Cruzamentos e Passagens: a acumulação desigual de tempo
Curadoria: Bernardo de Souza
Acervo Videobrasil

Programa 4: Videoarte do México
Curadoria: Katya Gardea Browne

Conversa com artistas e curadores