Prince Claus Fund divulga convocatória para programas de apoio em 2018

A+ a-
postado em 21/02/2018
Organização holandesa para a cultura e o desenvolvimento internacional apoia artistas, organizações culturais e pensadores críticos

O Prince Claus Fund é uma organização holandesa para a cultura e o desenvolvimento internacional que apoia artistas, organizações culturais e pensadores críticos por meio de diversos programas de impacto positivo em locais onde a liberdade de expressão é restringida por conflitos, pobreza, repressão, marginalização e tabu. 

Desde sua fundação em 1996, já apoiou mais de 2.080 iniciativas culturais, conferiu prêmios a 216 organizações e providenciou ajuda emergencial a mais de 250 patrimônios culturais em estado de vulnerabilidade. Também realiza anualmente. Desde 1997, o Fundo realiza anualmente o Prince Claus Awards, importante mapeamento e premiação destinados a indivíduos e organizações do Sul geopolítico – África, Ásia, América Latina e Caribe –, cujas práticas refletem perspectivas progressistas e contemporâneas às temáticas culturais e de desenvolvimento internacional. 

Solange O. Farkas, diretora e curadora da Associação Cultural Videobrasil, integra o comitê independente internacional que compõe o júri de premiação e que laureou em 2017, entre outros, o cineasta e ativista brasileiro Vincent Carelli, criador do projeto Vídeo nas Aldeias.

O Fundo oferece uma série de programas de colaborações e bolsas especiais, com destaque para dois deles que, em 2018, abrem oportunidades de inscrição: o Prince Claus Network Partnership Grants e o Prince Claus Mobility Fund.


Prince Claus Network Partnership Grants | Inscrições até 9 de março

Programa de financiamento de três anos a organizações culturais focadas no desenvolvimento social, com o objetivo de facilitar conexões que possibilitem uma rede global de apoio local a iniciativas e atividades em prol da liberdade de expressão, permitindo o intercâmbio regular de práticas, a cooperação e o compartilhamento de conhecimento em rede. 

Para além do aporte financeiro, o programa prioriza o diálogo entre o Fundo e seus diversos parceiros, buscando fortalecer suas capacidades de gestão e de sustentabilidade estrutural, promovendo também o desenvolvimento de talentos e o empoderamento de comunidades locais.

A data limite para o envio de candidaturas é 9 de março de 2018, às 17:00 (horário de Amsterdã).

Mais informações: http://princeclausfund.org/en/activities/open-call-network-partnership-grant.html

 
Prince Claus Mobility Fund

Fundo que apoia o intercâmbio entre artistas e profissionais da cultura que vivem ou trabalham em países selecionados, cobrindo seus custos de deslocamento e permitindo sua mobilidade artística e cultural internacional, oferecendo passagens aéreas em classe econômica, ou passagens de trem, visando a incentivar o crescimento profissional e a formação de redes.

As candidaturas são aceitas ao longo do ano, devendo ser enviadas, pelo menos, oito semanas antes da data de viagem pretendida. 

Mais informações: http://princeclausfund.org/en/news/mobility-fund-now-accepting-applications.html


Saiba mais sobre outras iniciativas de apoio do Prince Claus Fund.