Ao partilhar uma situação geopolítica comum, os artistas selecionados para a mostra Trânsitos Improváveis evidenciam um vigor criativo singular. Mote para práticas e investigações capazes de gerar leituras e formas de circulação da arte renovados, suas contaminações transcendem o circuito oficial, alimentando outros campos para a expansão da crítica e história das artes visuais.

Aqui, obras que buscam mapear e compreender o subjetivo, recriando sentidos para afetos e memórias pessoais, dialogam com trabalhos que convocam dilemas pertencentes à esfera pública ou questionam a história social, como é o caso de Unforgettable Memory, do artista chinês Liu Wei, ou Machines for living, da dupla polonês-americana Marek Ranis e Jonathan Case. Outras obras, como Round and Round and Consumed by Fire, da boliviana Claudia Joskowicz, alteram o olhar e propõem novas visões, abrindo espaço para que o experimental e o risco se imponham à percepção artística.

Originalmente parte da mostra Panoramas do Sul, realizada durante o 17o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, essas narrativas diversas alcançam novos arranjos e leituras a partir do recorte curatorial. Ao movimentar-se pelos quatro eixos distintos de Panoramas do Sul – Cartografias do Afeto, Natureza e Cultura, Paisagens Politicas e Máquinas de Ver  –  a  mostra procurou dar curso aos trânsitos improváveis dos artistas provenientes desse vasto sul geopolítico do mundo.