Texto de apresentação 1996

O mestre em cena

Paik aparece em cena ao seu estilo, recriado a partir da própria obra

A performance Video Opera for Paik é a expressão mais eloquente da múltipla conjunção oferecida pela diversidade de recursos técnicos e conceituais, pela ausência de limites e pela liberdade inovadora da videoarte. Nela convivem linguagens, veículos e artistas diversos, e noções de tempo, distância e espaço físico. É conduzida por dois artistas que viveram intimamente o trabalho do mestre Paik, dividindo sua intimidade e repartindo seus ideais artísticos.

Um deles é Steina Vasulka, célebre artista que participou do nascimento da videoarte e, desde então, é alvo de admiração e prestígio graças à consistência de seus trabalhos. A arte pioneira e inovadora de Steina está intimamente integrada ao universo artístico de Paik. Nascida em 1940 na Islândia, Steina, já formada em música, casou-se com Woody Vasulka em Praga, em 1964 - e com ele estabeleceu uma fértil parceria artística. Foram fundadores do teatro eletrônico The Kitchen, que marcou época em Nova York na década de 70, e estiveram por duas décadas pesquisando as possibilidades de interferir na imagem da TV através de recursos externos os mais variados.

Desde meados da década de 60, os Vasulka são identificados com pionerismo e experiências com a tecnologia eletrônica, muitas vezes fabricada por eles mesmos, artesanalmente. A partir de meados da década de 70, Steina, violinista formada no Conservatório de Praga, passa a explorar transformações de visão, espaço e som através da confluência dinâmica de tecnologias digitais, instrumentos mecânicos e paisagens naturais. Mais tarde, essa exploração ganha elementos adicionais, especialmente quando procura integrar os recursos de um instrumento musical, o violino, aos do vídeo, obtendo uma fusão quase absoluta das duas linguagens. Desta maneira, ela desenvolveu a performance Violin Power na qual comanda as imagens de um video player através das cordas do violino, cada uma das quais responsável por uma função - para a frente, para trás, pausa, e assim por diante. Música e imagem não apenas se complementam mas passam a integrar um conjunto único, no qual já não é possível mais compreender cada parte isoladamente. Essa performance, adaptada especialmente para o Videobrasil, terá seu violino comandando funções de um laser disc player que projetará imagens produzidas pela própria Steina, algumas das quais em que ela própria aparece, tocando violino vinte anos atrás.

O outro artista a partipar da performance é músico e produtor Stephen Vitiello, diretor de distribuição da Electronic Arts Intermix, a maior distribuidora de videoarte dos Estados Unidos (que também distribui as obras de Paik), e requisitado curador de mostras de vídeo para festivais internacionais e programas de museus. É também assistente e colaborador de Paik desde 1991, parceiro na arte e na vida. Seu projeto é recriar a estrutura de um trabalho desenvolvido pelo próprio Paik, no qual funde sua performance musical com imagens de vídeo de outras apresentações de Paik, em que o mestre faz interagir o som da banda de rock Bad Brains com imagens do artista Joseph Beuys. 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "11º Videobrasil": de 12 de novembro de 1996 a 17 de novembro de 1996, p. 54 , São Paulo, SP, 1996.